>> Destaque - Saúde

Hospital das Clínicas investe em solução e reduz em 50% a janela de backup

Por: Redação, ⌚ 27/07/2020 às 13h15 - Atualizado em 27/07/2020 às 14h09

Hospital adquiriu solução Veeam Backup & Replication com objetivo de garantir ainda mais proteção para o ambiente tecnológico da instituição e mais segurança para o restore de dados relacionados à saúde e demais áreas de apoio


A Veeam Software foi a empresa escolhida para fornecer as soluções responsáveis por tornar o ambiente de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) mais ágil e disponível. Recentemente listada entre os melhores hospitais do Brasil, segundo a recente pesquisa The World´s Best Hospitals 2020, da renomada revista americana Newsweek, a instituição adotou a tecnologia Veeam Backup & Replication e reduziu em 50% sua janela de backup.


A solução foi colocada à prova há cerca de um ano, quando o HC teve que utilizar a ferramenta para fazer um grande restore após a perda de um disco onde estava alocado cerca de 18 servidores virtuais críticos para suas operações.


“Com o Veeam Backup & Replication, conseguimos voltar o ambiente à normalização em cerca de 30 minutos. A solução como um todo garantiu mais segurança no processo de backup e restore de dados relacionados à Saúde e às demais áreas de apoio” explica Djavan Costa Nonato, Supervisor de Infraestrutura e Operações do Hospital das Clínicas.


Para o executivo, atualmente, a tecnologia tem participação ativa na Saúde não apenas na modernização de processos e integração de dados, mas no tratamento de pacientes e auxílio em pesquisas para descoberta de novas curas. “Em um hospital, do atendimento ao tratamento de um paciente, tudo depende da tecnologia. Em instituições onde há um prontuário eletrônico, tudo é registrado no sistema, desde a entrada até alimentação e medicação. O ambiente não permite indisponibilidades, pois quando isso ocorre, todos os processos da organização são afetados, podendo até mesmo causar perdas de vidas”, afirma Nonato.


Por essa razão, a solução de Backup & Replication da Veeam foi a escolhida para gerar mais disponibilidade e segurança no ambiente de TI do hospital. Com isso, a janela de backup foi reduzida em 50% do tempo para a gravação em Tape, além de agregar as funções de backup para disco e fazer também a reduplicação, pois esta função não tinha na ferramenta de backup anterior. “Consequentemente, temos backups menores, com mais velocidade e uma quantidade maior de ponteiros para restauração”, explica Nonato.


A partir do projeto, a TI do Hospital avançou ainda mais com a disponibilidade dos seus ambientes, já que as principais máquinas virtuais são replicadas em outro site, evitando assim a indisponibilidade e a perda de dados. O executivo destaca que a gestão do espaço também foi beneficiada com a tecnologia, pois a solução oferece relatórios detalhados sobre tudo o que está acontecendo e mantém, em uma única ferramenta, backup e recuperação de desastres.


“No ambiente hospitalar os desafios são os mesmos de todas as organizações, mas quando lidamos com a saúde de pessoas, a necessidade e a importância da tecnologia se tornam ainda mais evidentes. A disponibilidade de ambientes de TI e a segurança de dados são os principais desafios que enfrentamos”, explica Djavan Costa Nonato, Supervisor de Infraestrutura e Operações do Hospital das Clínicas.



>> Destaques