>> Destaque - Saúde

Grupo Hospitalar Conceição implementa tecnologia e reduz custos e tempo de permanência

Por: Redação, ⌚ 31/03/2022 às 17h26 - Atualizado em 01/04/2022 às 16h43

Ferramenta garante fácil acesso aos profissionais da saúde, por ser vinculada ao prontuário eletrônico da instituição


Com o objetivo de garantir apoio em questões assistenciais, redução de custos e tempo de permanência dos pacientes, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), vem utilizando o UpToDate®, tecnologia da Wolters Kluwer, de suporte à decisão clínica baseada em evidências, em todo o seu complexo, que inclui os hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, além da UPA Moacyr Scliar.


De acordo com o Médico Supervisor da Residência de Clínica Médica do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Dr. Eduardo de Oliveira Fernandes, o UpToDate garante fácil acesso aos profissionais da saúde, por ser vinculado ao prontuário eletrônico da instituição. Para Dr. Fernandes, o principal desafio dos hospitais atualmente é manter-se relevante e alinhado aos avanços científicos, ou seja, na medicina baseada em evidências.


Para suprir essas necessidades, Dr. Fernandes explica que, para aprimorar a qualidade do cuidado em médio e longo prazo, as instituições de saúde precisam ter acesso imediato à informação qualificada e continuamente revisada, como o UpToDate. ”O conhecimento baseado em evidências, especialmente derivado do nível máximo de evidência, que vem a ser definido a partir de estudos randomizados e de boa qualidade, é o que nós mais valorizamos dentro do GHC”, ressalta.


Ainda segundo Dr. Fernandes, é fundamental que os profissionais de medicina consumam o conhecimento com a melhor evidência possível. “Prezamos pela melhor qualidade disponível, no menor tempo, para que possamos agir. A tecnologia é hoje indispensável para que possamos organizar esse grupo de necessidades: qualidade, rapidez e eficiência no agir”, ressalta.


UpToDate apoiando o setor de Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC


O Grupo Hospitalar Conceição conta, atualmente, com diversas áreas de tratamento específicas, e a gerência de ensino e pesquisa passa por todas essas esferas. A gerência de ensino e pesquisa está vinculada a escola técnica e uma faculdade de ciências da saúde, onde existe o curso de tecnologia em gestão hospitalar, que é vinculado ao Ministério da Educação.


Para o Coordenador do Setor de Pesquisa Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, Dr. Fernando Anschau, as informações e o acesso rápido a elas fazem parte do dia a dia da instituição. Para Anschau, contar com uma ferramenta como o UpToDate é extremamente importante, uma vez que não envolve apenas a questão assistencial que permeia todo o hospital, mas a área educativa que contempla o setor de ensino e pesquisa do GHC.


Dr. Anschau esclarece que durante a aquisição do UpToDate foi realizado uma aproximação com relação aos custos que poderiam ser reduzidos. Além disso, a prevenção dos erros médicos por meio da tecnologia, foi outro ponto crucial para seguir investindo na ferramenta. “Cada vez mais, temos menos tempo e mais informações disponíveis, o que torna a educação médica muito difícil”, discorre.

>> Destaques