>> Destaque - Serviços

Globo acelera integração de dados entre unidades de negócio com tecnologia

Por: Redação, ⌚ 20/05/2022 às 14h52 - Atualizado em 20/05/2022 às 14h55

Após implementação de plataforma, emissora conseguiu conectar áreas distantes e agilizar processos que, por vezes, tomavam semanas de trabalho e inúmeras horas para serem resolvidas pelas equipes de TI


A Globo que integrou suas unidades de negócios e vem passando por um processo de transformação digital, contou com a Red Hat, implementando uma solução gerenciada de containers. O fornecedora apoiou a empresa no desenvolvimento de uma plataforma flexível de alto desempenho e que ainda possibilitou reduzir custos das operações de gerenciamento de dados.


Um dos desafios da Globo era alinhar a comunicação entre a equipe de assinatura digital com a de outras unidades de negócio, possibilitando uma melhor entrega do conteúdo e a integração entre diferentes áreas da empresa e com seus parceiros.


Para reduzir a complexidade, a Globo buscou adotar uma interface de programação de aplicativos (API) centralizada e uma plataforma de integração que pudesse providenciar um hub central para governança.


“Não tínhamos uma forma estruturada de distribuição das informações para todo a empresa. Para padronizar, precisávamos de uma solução ágil e robusta que ajudasse a entregar valor rapidamente para o negócio. O Red Hat OpenShift Dedicated, plataforma de containers gerenciada, em conjunto com o Red Hat Fuse, foram perfeitos para as nossas necessidades”, afirma Igor Almeida, Gerente de Integração, Automação e Portais na Globo.


Entrega de informação padronizada


A Globo usou as soluções da Red Hat para automatizar e padronizar a entrega de informações e conteúdo para suas equipes e unidades de negócios, mesmo em plataformas diferentes. A padronização do Integrated Broadcast Management System (IBMS) do Grupo e seus recursos ajudam a empresa a fornecer programação consistente, além de informações de direitos de exibição para suas plataformas de streaming, como no Telecine Play e no Globoplay.


“A Red Hat oferece suporte à governança de serviços e organização de negócios aprimorada. Em vez de pertencer a cada departamento, os dados corporativos são centralizados para acesso por meio de APIs e caminhos de integração criados com o Red Hat Fuse”, explica André Vilardo, arquiteto de Sistemas e Líder de Integração, Professional Service na Globo.


Com uma plataforma nativa em nuvem e recursos de integração robustos, a Globo criou um ambiente ágil e flexível para streaming de dados de alto desempenho e processamento de microsserviços em maior escala. Usando o Red Hat OpenShift para coordenar o fluxo de dados internos – de grades de programação e direitos de conteúdo a recursos humanos e informações financeiras – a Globo agora pode transmitir 85 mil mensagens por hora. 


Além disso, a adoção de integração e entrega contínuas (CI/CD) e abordagens ágeis, ajudou a Globo a concluir 50 novas implantações por semana para aprimorar seus recursos de processamento de dados.


Para continuar seu desenvolvimento nativo em nuvem, a Globo está pronta para adicionar novos serviços ao seu ambiente Red Hat OpenShift e aproveitar os benefícios da alta disponibilidade. “O Red Hat OpenShift Dedicated nos dá a flexibilidade para criar, testar e implantar pipelines para fornecer alto valor de negócios com mais rapidez, enquanto o Fuse nos ajuda a conectar qualquer coisa com rapidez e facilidade. Juntos, essas inovações se transformaram em ferramentas muito valiosas para apoiar nossos objetivos de negócios”, afirma Almeida.

>> Destaques