>> Destaque - Varejo

Dafiti Group automatiza centro de distribuição com tecnologia

Por: Redação, ⌚ 12/02/2021 às 16h23 - Atualizado em 12/02/2021 às 18h46

Visando entregar a melhor experiência de compra para os clientes, empresa apostou em recursos que combinam inteligência artificial e análise preditiva


O Dafiti Group reportou expressivo crescimento nos últimos trimestres e está celebrando 10 anos dando um salto para o futuro. Em um mercado com enorme potencial de crescimento na região e visando entregar a melhor experiência de compra para os clientes, a empresa acaba de inaugurar o maior centro de distribuição do setor de e-commerce de moda na América Latina; o espaço conta com a maior solução de automação (AutoStore) do mundo, elevando a empresa a novos patamares de logística com benefícios também para seus parceiros. 


A nova unidade, batizada de LEAP – um salto para o futuro, está localizada em Extrema (MG). O município, que já contava com um centro de distribuição da companhia, possui localização estratégica para distribuição logística. O centro de distribuição ocupa uma área de 54.000 m² em um terreno de aproximadamente 250.000 m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol) e abriga o inovador sistema de automação controlado por inteligência artificial que tem capacidade para a separação de 5.000 produtos por hora.


O forte investimento em tecnologia é parte da estratégia do Dafiti Group para permanecer na liderança do setor e continuar a revolucionar o ecossistema da moda, propósito da empresa, daqui para a frente. Queremos nos tornar o ponto de partida da moda na América Latina, alavancando nossa plataforma e promovendo uma experiência inspiradora para nossos clientes e parceiros. Estamos colocando a nossa expertise à  serviço de nossos parceiros: queremos apoiá-los com dados e soluções logísticas e operacionais para que nosso crescimento movimente o de toda a nossa rede. Tanto o Brasil quanto os demais países em que atuamos na região ainda possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo online de moda, e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar” reforça Philipp Povel, cofundador e CEO do Dafiti Group.


Essa orientação está em linha com o Global Fashion Group, holding da qual Dafiti Group é parte, destino líder de moda e lifestyle online em mercados emergentes. “Com uma década de crescimento acelerado, as operações no LEAP simbolizam um marco para os negócios do GFG na América Latina e no Grupo. Continuamos a ser a única plataforma online focada em moda e lifestyle operando de forma escalável em nossos mercados. O LEAP abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região” enfatiza Christoph Barchewitz, Co-CEO do Global Fashion Group. 


A solução AutoStore


A solução tecnológica utilizada no novo centro de distribuição é o AutoStore, um sistema integrado de armazenamento habilitado pela Bastian Solutions, com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades, e os produtos são coletados por robôs que se deslocam na parte superior do sistema. Todo esse processo é operado por um software que combina inteligência artificial e análise preditiva para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta. A solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item. 


Atualmente, estão em plena operação no LEAP cerca de 450 mil caixas, que são manipuladas e organizadas por quase 300 robôs. Com isso, a capacidade de armazenamento dentro do sistema automatizado chega a 3.6 milhões de produtos. Para abastecer essa operação exponencial, o CD tem uma movimentação de 100 caminhões por dia, em média. Trata-se da maior automação de e-commerce de moda do Brasil.


Fazer parte do LEAP com o Dafiti Group é motivo de grande orgulho para a Bastian Solutions, companhia da Toyota Advanced Logistic. “Avaliamos inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa. A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens que contribuíram para esta escolha”, enfatiza Greg Conner, Vice-Presidente da Vendas globais na Bastian Solutions.


Além da Bastian Solutions e Autostore, outros parceiros foram essenciais para o desenvolvimento de um projeto com tamanha magnitude quanto o LEAP: BTS Properties, LOG Commercial Properties, Planservice, EREA Advisory, Marcos e Farina Arquitetos, Connexxion Consulting, Mundie Advogados e Tauil & Chequer Advogados, além de todo apoio da Prefeitura Municipal de Extrema. 


Para o consumidor, a principal vantagem de um modelo operacional como o LEAP se traduz em uma experiência cada vez mais conveniente de compra: diminui-se o tempo total de separação dos produtos, de 24 para 2 horas, em média. Isso resulta em uma entrega ainda mais assertiva e rápida. Essa nova experiência de compra solidifica a visão orientada para o cliente que, ao longo dos últimos anos, foi fundamental ao Dafiti Group para o seu pioneirismo – e continuará sendo prioridade nessa nova década.

>> Destaques