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Cogna Educação ganha autonomia nas áreas de negócio em jornada de transformação digital

Cogna Educação ganha autonomia nas áreas de negócio em jornada de transformação digital

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Grupo teve ganhos expressivos de performance, escala e qualidade dos dados na estruturação de um genuíno Data Lake. Além disso, a tecnologia permitiu que a área de People Analytics atuasse com autonomia sobre o ciclo de vida das informações, desde o aplicativo que cria os dados originais até os sistemas de análise que extraem e criam relatórios


Durante o último ano, a Cogna Educação vem passando por um processo intenso de transformação digital, substituindo aplicações antigas e estabelecendo como um dos principais pilares a consolidação de uma cultura data-driven, para que a Cogna tome decisões embasadas por dados.


Neste contexto, o Grupo conta com a parceria da DataStrategy, que teve como objetivo criar uma estrutura de dados que permita que a Holding do Grupo conceda o acesso e a autonomia desse ecossistema de dados para todas as áreas de negócio, iniciando com um piloto na área People Analytics.


A expectativa é mudar gradativamente o mindset da empresa, para que as áreas de negócio priorizem os dados, utilizando-os para realizar os cruzamentos de informações, tomar decisões e obter insights relevantes.


O projeto também contou com a expertise do time de Serviços Profissionais da AWS para construir a base dessa nova arquitetura. Foi desenvolvido um modelo de dados operacionais automatizado, que fez com que a análise desses dados acontecesse praticamente em tempo real, possibilitando aos gestores da Cogna uma rápida tomada de decisão.


A solução permitiu que a área de People Analytics atuasse com autonomia sobre o ciclo de vida das informações, desde o aplicativo que cria os dados originais até os sistemas de análise que extraem e criam relatórios e previsões, possibilitando a criação de um ambiente analítico com governança. A STIT, parceiro de nuvem da AWS, também colaborou na implementação do projeto, sendo um importante aliado na entrega final.


Fernando Moreno, gerente de dados na Cogna Educação, explica como era o cenário inicial com o uso da plataforma People Radar. “O People Analytics é uma área dentro da nossa diretoria de Gente e Cultura, responsável por fazer análises relacionadas aos assuntos da gestão de pessoas. Temos a solução People Radar, um conjunto de dashboards que permitem que os gestores avaliem os principais indicadores da sua área, referente à gestão de pessoas, tais como: turnover, demografia, orçamento de gente, treinamentos, engajamento e uma série de outros indicadores”, comenta.


Dessa forma, Moreno explica que sua missão com o projeto era consolidar a abordagem Data Mesh na empresa. “O objetivo principal do projeto é a criação de uma plataforma de dados com a abordagem Data Mesh para a construção de um novo ambiente analítico, que busca entregar uma aceleração na democratização dos dados”, diz.


Neste sentido, os benefícios logo foram sentidos pela Cogna. A área People Analytics conseguiu escalar melhor as suas origens de dados: hoje, são 17 fontes, frente a três utilizadas anteriormente. A solução tinha uma estrutura de modelagem de dados com 1,49 GB, reduzindo este volume em 6x, chegando a apenas 322 MB de informação, atendendo um escopo ainda maior que a versão original.


Como resultado, a Cogna Educação notou o ganho de desempenho de performance de até 90% em alguns casos. Havia funcionalidades do painel que executavam em 85 segundos e, agora, em três segundos no máximo. “Hoje, fornecemos uma plataforma que permite a autonomia para as áreas do negócio, para que possam atuar como produtores dos dados e não dependam de uma área que centraliza a produção desses dados”, sinaliza Moreno.


A evolução do People Radar e disrupção em Gente e Cultura


Para se ter uma ideia, o projeto conseguiu identificar pontos que, antes, não eram notados. Por exemplo, houve um período de turnover involuntário de professores na regional sul que, no modelo anterior, não existiam dados suficientes para perceber essa situação. Com a nova arquitetura, a regional conseguiu rapidamente identificar e tomar ações para diminuir o turnover. Além disso, antes, as análises feitas pela Cogna eram embasadas somente no “estereótipo” ou “atributos” dos colaboradores (como gênero, tempo de casa e salário), mas o projeto possibilitou a incorporação de novas informações (desde o recrutamento até os motivos de desligamento, passando por elementos como engajamento e performance).


Lucas Dian, Gerente Sênior de People Analytics & Compensation na Cogna Educação, conta como o cenário evoluiu até o aprimoramento da solução People Radar. “A solução é a principal plataforma de reporte da área, que consome todos os dados de gente e os transforma em informação e indicadores relevantes à tomada de decisão. A DataStrategy nos ajudou a formatá-la e, agora, temos uma nova experiência de navegação nessa ferramenta. São mais de 1,5 mil gestores que têm acesso à solução (contra menos de 100 na versão anterior), com várias métricas tais como: turnover, time to fill, custo de folha, span of control, Sizing, dentre outras, aplicadas em mais de 26 mil colaboradores”, pontua.


Do ponto de vista de negócios, Dian explica que a área de People Analytics busca preparar o ambiente para ganhar escala analítica. “No começo, não tínhamos nenhum ambiente específico de dados para poder produzir indicadores de forma adequada. Posteriormente, trabalhamos para ter um ambiente específico em cloud e toda essa estruturação de engenharia de dados contou com a parceria entre o nosso time de dados e a DataStrategy”, detalha.


Marcos Palmeiro, Founder da DataStrategy, finaliza reiterando a importância da alta direção do grupo Cogna como motor dessa transformação e da construção de um ambiente robusto de dados, que possibilitasse gerar insights relevantes aos negócios. “Conseguimos avançar para uma democratização de dados e uma estrutura bem diferenciada do que existe em termos de Analytics”, conclui.