>> Destaque - Serviços

Catho garante mais agilidade na entrega de recursos e produtos com migração na nuvem

Por: Redação, ⌚ 06/06/2022 às 11h25 - Atualizado em 09/06/2022 às 16h21

Todas as informações passaram a ser armazenadas na plataforma de serviços de computação em nuvem, permitindo um controle mais dinâmico da capacidade da infraestrutura em relação à demanda de uso dos clientes


Sempre investindo em tecnologias de ponta para aprimorar seu desempenho e reforçar seu posicionamento como uma empresa tech, a Catho, migrou toda a sua estrutura para servidores em nuvem. O ambiente escolhido para armazenar todas as informações da empresa foi a Amazon Web Services (AWS).


Com a mudança, o marketplace visa ter mais agilidade na entrega de novos recursos e produtos, com menor esforço de manutenção de todo o parque tecnológico, além de poder lançar mão de outros recursos da nuvem para garantir um acesso mais rápido à plataforma. 


Desde 2016, a Catho atua parcialmente em ambiente AWS, com todos novos projetos sendo concebidos em nuvem, além de espelhar todo ambiente para fins de contingência e continuidade do negócio. Recentemente, a empresa ainda migrou 100% das suas informações para a nuvem visando acelerar a entrega de valor aos usuários através do uso de serviços e soluções disponíveis para os mais variados casos de uso, e poder fazer uso de estruturas que aumentam ainda mais a resiliência da plataforma.


“Com a mudança do novo modelo de negócio, onde usuários têm acesso às vagas também de forma gratuita, era esperado um aumento exponencial no uso da plataforma, nesse caso passou a ser fundamental ter uma infraestrutura com capacidade de se adaptar a esse novo perfil de carga sem que houvesse perda de desempenho e qualidade para os clientes. Então, decidimos, antes mesmo de oferecer a gratuidade, iniciar a migração de todas as informações para a nuvem com o objetivo de manter a agilidade nas entregas e permitindo um controle mais dinâmico da capacidade da infraestrutura em relação à demanda de uso dos clientes, com tendência a crescerem cada vez mais, o que realmente aconteceu”, declara Eber Duarte, CTO da Catho.


Coordenada pelo time de infraestrutura da Catho, a jornada de migração contou com o apoio e mobilização, desde o projeto até a execução, de mais de 100 profissionais. A adoção da AWS pela Catho aconteceu ao longo de anos, o que possibilitou a capacitação dos times de tecnologia para garantir os conhecimentos necessários para esse novo cenário, desta forma não foi necessária nenhuma mudança ou extinção de setores já existentes na empresa. 


“Conseguimos concluir toda a migração antes do momento de mais alta sazonalidade de uso da plataforma, o que possibilitou suportar, sem dificuldades, um número de novos cadastrados superior em pelo menos dez vezes o tráfego no mesmo período no ano anterior”, revela Duarte.

>> Destaques