>> Destaque - Finanças

Banco Original moderniza infraestrutura para atender aumento de transações

Por: Redação, ⌚ 27/08/2021 às 18h17 - Atualizado em 27/08/2021 às 18h19

Com a entrada do Pix e o crescimento de novos usuários, houve a necessidade de aprimorar a infraestrutura tecnológica para atender o aumento de transações via aplicativo


O Banco Original vem crescendo exponencialmente e de forma sustentável, focando em oferecer soluções que facilitassem a vida dos clientes. Isso por si já aumentou a quantidade de transações realizadas pela plataforma da instituição.


Com a entrada do Pix, houve a necessidade de aprimorar a infraestrutura tecnológica para atender o aumento de transações via aplicativo. Para suportar esses acessos, atendendo aos requisitos de conformidade e desempenho e oferecendo experiência de qualidade aos clientes, a instituição fechou uma parceria com a Red Hat.


Em conjunto, as organizações desenvolveram um sistema baseado em microsserviços e containers, com suporte de DevOps, integração e entrega contínuas (CI/CD), usando as tecnologias da Red Hat. A nova abordagem permitiu escalar e dimensionar as atividades para atender o aumento do tráfego, com velocidade e excelência. “No Original, o cliente está no centro da estratégia, por isso, precisamos de uma infraestrutura que proporcione uma experiência sem fricções. Já nos preparamos também por acreditarmos que o Open Finance vai aumentar ainda mais a nossa demanda. A parceria com a Red Hat nos auxiliou nesse processo e estamos muito satisfeitos.”, afirma Everton Queiroz, gerente Executivo de Infraestrutura do Banco Original.


O ambiente flexível baseado em containers, criado em parceria entre as empresas, auxiliou na adaptação ao crescimento massivo do Original sem qualquer tempo de inatividade para os serviços. Foi possível introduzir novos recursos sem nenhum impacto negativo na experiência do cliente.


Esse aumento de demanda acontece em um momento de digitalização do sistema bancário do Brasil. O segmento está cada vez mais dinâmico e busca responder às rápidas mudanças dos consumidores, que demandam a introdução de serviços digitais inovadores antes da concorrência. Especialmente no Brasil, a introdução do sistema de meios de pagamento Pix no fim do ano passado ajudou a fomentar ainda mais essa corrida pela inovação e por ofertas de ponta e pode ser ainda mais acentuado com o Open Finance.


“O mercado exige maior escala, flexibilidade e agilidade para absorver novas tecnologias e compreender os anseios dos clientes”, explica Robson Almeida, Executive Account Manager na Red Hat. 


>> Destaques