>> Varejo

Telhanorte conta com tecnologia em automatização de processos

A gigante de materiais para construção faz parte do conglomerado Saint-Gobain e está desenvolvendo com a Systax um projeto de atualização de regras tributárias aliado aos processos do ERP da SAP

Por: Redação, ⌚ 07/11/2017 às 15h48 - Atualizado em 07/11/2017 às 15h48

Multiespecialista em construção e reforma, a Telhanorte é uma das principais redes varejistas de material de construção do Brasil. Possui 41 lojas, sendo 34 no Estado de São Paulo 4 em Minas Gerais e 3 no Paraná, além do Canal Televendas e E-Commerce. A Telhanorte faz parte do conglomerado Saint-Gobain, que é uma das 100 maiores empresas industriais do mundo e está presente em 67 países.

 

Como a alta tecnologia é essencial para as ações comerciais e operacionais de um home center de materiais para construção, a Telhanorte sentiu a necessidade de automatizar seus processos e é aí que surgiu a parceria com a Systax.

 

A empresa já atendia uma das unidades da Saint-Gobain Distribuição Brasil e agora está implementando a parametrização fiscal integrada ao SAP da Telhanorte. Mesmo assim, David Campos, coordenador Tributário da companhia, conta que a escolha pela Systax surgiu após uma ampla pesquisa de mercado

 

“Inicialmente fizemos uma concorrência, tentamos enxergar quais eram as empresas que atuavam nesse mercado. Levamos em consideração alguns critérios como: porte da empresa, qualidade e posicionamento. Ao final de tudo, escolhemos a Systax porque ela é a líder desse segmento de automatização das regras tributárias e pela qualidade que a empresa presta”.

 

O projeto ainda está sendo desenvolvido, mas já há vislumbres do que essa melhoria irá acarretar “prevemos uma otimização e ganho de produtividade, e além disso uma garantia de estar sempre dentro dos parâmetros fiscais. O que para nós era algo fundamental visto a tamanha complexidade de se atender as demandas. Dentro do nosso tipo de negócio existem mais de 6 milhões de regras que são modificadas diariamente. Fica humanamente impossível fazer isso sem o apoio de uma ferramenta de tecnologia”, salienta Campos.

 

O projeto proporcionará otimização do tempo da equipe tributária, o time da Telhanorte receberá informações precisas que reflitam especificamente a realidade da operação, minimizando  assim a necessidade de acompanhamento de forma esparsa, através dos diários oficiais e outros veículos.

 

Outro ganho relevante ocorrerá por meio da automatização das regras tributárias no SAP, a integração com o ERP elimina intervenções manuais para atualização constante das tabelas de parametrização fiscal.  A automatização e atualização diária simplifica a visibilidade das regras por produtos e operações e auxilia na gestão e auditoria do conteúdo.

 

“Estamos sendo bem atendidos pela equipe de projeto e pelos sócios. Sua prestação de serviços hoje é um diferencial no mercado. Geralmente em fase de projeto, como estamos agora, gera-se um estresse muito grande até tudo estar finalizado, mas essa é uma coisa que nós não estamos passando aqui na Telhanorte”, finaliza Campos.

 

>> Panorama