>> Varejo

Smiles completa migração do sistema operacional para a nuvem da Oracle

Sistema de relacionamento com os clientes da empresa é modernizado para agilizar ainda mais as transações simultâneas e disponibilidade de informações com segurança

Por: Redação, ⌚ 21/02/2019 às 12h04 - Atualizado em 21/02/2019 às 12h04

A Smiles, empresa do programa de fidelidade da Gol e mais 17 companhias parceiras, concluiu no final de 2018 a migração da sua plataforma operacional para a modalidade em nuvem da Oracle, com ganhos de produtividade, gestão e nos processos operacionais.

 

Em um projeto de 10 meses, sem interrupção na operação dos negócios, a empresa transferiu o seu principal sistema de gestão do programa de fidelidade e das contas de seus clientes para a Oracle Cloud Infrastructure, infraestrutura de gerenciamento do fluxo de dados segura e de alta performance.

 

Os principais objetivos da mudança foram a atualização de versão da aplicação Siebel Loyalty, da versão 13 com a antiga interface “High Interactive” para a nova versão “Open UI” de 2018, além de toda a atualização de infraestrutura com o modelo cloud e ganho de performance com o uso da tecnologia Oracle Exadata.

 

A Smiles enfrentava desafios no modelo on-premises, como aumentar a capacidade de processamento e armazenamento, reduzir o tempo de indisponibilidade em momentos de atualização do sistema e para aplicar patches e melhorias. Com o novo modelo, o ambiente não enfrenta mais indisponibilidade em suas principais mudanças que são feitas de forma on-line. O projeto contou com um time especializado composto por 95 pessoas entre profissionais Smiles e Oracle em mais de 10 mil horas de trabalho, resolução de mais de 2.000 conflitos de códigos e quase 3.000 cenários de testes executados manualmente, além dos testes automatizados por robôs. A infraestrutura foi toda redesenhada e essa movimentação contou com o envolvimento também dos parceiros da companhia, pois a mudança afetou todas as conectividades já existentes com o sistema.

 

Os resultados com a plataforma são exponenciais, principalmente na redução do tempo de resposta dos call centers e no portal de parceiros. Além disso, possibilitou maior apoio e controle durante os picos das campanhas promocionais que aconteceram em 2018, bem como o aumento na satisfação e na adesão de novos membros.

 

“Avalio que é sempre arriscado envolver sistemas operacionais em mudanças profundas, mesmo que em benefício dos clientes, por isso enxergamos na Oracle uma parceria ideal para um momento tão delicado. E estávamos certos, pois a migração para a nuvem nos fez subir muitos patamares em qualidade, segurança e agilidade”, afirma Luiz Borrego, diretor de TI e Operações da Smiles.

 

“O projeto para migração da versão e do modelo de infraestrutura foi estratégico para o grupo, uma vez que essa camada de sistemas suporta a base de clientes, transações e plataforma de atendimento. Dado o porte, complexidade e riscos envolvidos no projeto, enxergamos na Oracle a parceira ideal para esse desafio. Hoje temos convicção de que a migração para a nuvem nos fez mudar de patamar em agilidade, robustez, qualidade e segurança”, acrescenta Borrego.

 

>> Panorama