Edit Content

Menu

shutterstock_174380087_ESB-Professional

Rede Zaffari aposta no BI com foco na eficiência comercial

Rede Zaffari aposta no BI com foco na eficiência comercial

A solução da Qlik melhorou o nível de informação e acelerou a tomada de decisão da rede de mais de 19 lojas de supermercados do Rio Grande do Sul

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Rede de supermercados com mais de 55 anos de atuação no mercado, o Grupo Zaffari atua majoritariamente no estado do Rio Grande do Sul, com 18 supermercados Zaffari e Stok Center. Também está presente com duas unidades na capital paulista. Atualmente, com mais de 1200 colaboradores, a rede é representada pelas bandeiras Comercial Zaffari e Stok Center e pela marca Bella Città.

 

O Grupo busca se aprimorar constantemente na gestão de seus negócios utilizando tecnologia de ponta, para alcançar um crescimento consistente e perpetuação no mercado. E, justamente, por procurar uma solução inovadora que proporcionasse análise de desempenho rápida e assertiva que a companhia chegou até o Qlik Sense.

 

“A melhoria do acesso à informação, através da rapidez, confiabilidade e facilidade de uso da ferramenta proporcionaram a empresa decisões mais rápidas e seguras, isso permitiu que o projeto se pagasse nos primeiros 6 meses de uso”, afirma Gianfranco Spolaore, Gerente de TI do Grupo Zaffari.

 

A grande responsável por todo o desenvolvimento e execução do projeto foi a H2J, canal de vendas da Toccato, distribuidora Qlik com a maior carteira de clientes no Brasil. Ter uma visão global do negócio, que envolvesse todas as unidades e como resultado aumentasse o lucro e capilaridade de mercado era o maior desafio a ser cumprido pela H2J dentro do Grupo Zaffari.

 

“Logo no início do projeto foram levantadas as características de cada etapa do processo de tomada de decisão dentro do Zaffari. Após a identificação dessas necessidades foi elaborado um plano de ações para as áreas comercial e de controladoria. Através do plano bem elaborado e executado junto de cada área, garantimos que as informações estivessem sempre disponíveis para as pessoas certas”, pontua Jackson Barbosa Executivo de Vendas da H2J.

 

Conseguir ter um panorama específico de cada loja, cada segmento e até mesmo de cada produto comercializado nas unidades fez com que o desempenho da companhia supermercadista chegasse a níveis elevados, uma vez que com essas informações é possível ter uma rápida tomada de decisão e de forma segura. Diariamente são realizadas reuniões com fornecedores e equipes de lojas, nas quais são avaliados os desempenhos de vendas e a utilização do Qlik permitiu que esse tipo de ação fosse mais ágil e assertiva.

 

Dentre os benefícios sentidos com a utilização do Qlik Sense, o de maior destaque é a rapidez na obtenção de informações. O impacto é direto na tomada de decisões, que antes não eram tão rápidas, pois precisavam de dados vindo de várias fontes e que nem sempre eram confiáveis.

 

De acordo com Leonardo Farah, CEO da Toccato, a quantidade de itens comercializados em redes de varejo supermercadista faz com que o uso do BI seja indispensável. “O Qlik é uma solução de análise que atende companhias de qualquer segmento de mercado. O varejo é um dos que mais precisa desse tipo de tecnologia. A rapidez do mercado e a concorrência acirrada pedem que as análises sejam feitas de forma ágil e assertiva, com base em informações confiáveis e de qualidade”, finaliza o executivo.