Edit Content

Menu

shutterstock_376010605_Rawpixel.com

Rede de Supermercados Pague Menos cresce 30% com apoio da tecnologia

Rede de Supermercados Pague Menos cresce 30% com apoio da tecnologia

Varejista conquista interior de São Paulo com investimentos em inovação tecnológica como ofertas em análise de big data, personalização de ofertas, terminais mais ágeis com processamento de imagens 360º e equipamentos de self-checkout

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com atuação em 16 cidades do interior de São Paulo, a rede de supermercados Pague Menos cresceu 30,7% desde 2015, alcançando R$ 1.7 bi de faturamento em 2017. A empresa apresentou um crescimento quase cinco vezes maior do que o aumento nominal de 6,8% no faturamento dos varejistas brasileiros apontado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) para o mesmo período. Fundada em 1989 e composta por 27 lojas, a rede já é a 2ª maior do interior de São Paulo e a 10ª maior no cenário nacional, de acordo com a classificação da Abras.

 

O sucesso é atribuído à capacidade de inovação e ao alinhamento às necessidades do consumidor: em 2017, a Rede de Supermercados Pague Menos firmou parceria com a Symphony Retail Solutions, especializada em ciência do consumidor, e investiu no desenvolvimento de um programa de fidelidade e personalização de ofertas com base em análise de Big Data.

 

Além disso, é a primeira rede varejista de São Paulo a implementar terminais Jade X7 que, por meio do processamento de imagens 360º (que permite que o produto esteja em qualquer posição na hora da leitura e agiliza o registro) e uma esteira veloz, diminuem o tempo médio de checkout. A performance do equipamento, cujas unidades valem US$ 60 mil cada, é voltada para compras grandes, com capacidade para registrar 198 itens em 3 minutos (o mesmo volume demoraria entre 10 e 15 minutos para ser registrado em um caixa convencional).

 

Para compras menores, a rede investiu ainda em estações de autoatendimento, ou self-checkout, a R$27 mil por unidade, em que o próprio cliente realiza o registro dos itens e o pagamento automático via cartão de débito ou crédito.

 

Crescimento sustentável

 

Em constante expansão, a Pague Menos investiu R$ 120 milhões na abertura de 4 lojas no segundo semestre de 2017 e seguirá avançando no interior de São Paulo em 2018, com 8 inaugurações já previstas para o período.  Só em Ribeirão Preto (SP), a varejista anunciou investimento de R$ 150 milhões para 4 lojas. No último ano, a empresa gerou mais de 800 empregos diretos, formando uma rede de aproximadamente 7.000 funcionários.

 

Para sustentar seu crescimento, está injetando R$ 75 milhões em um complexo de 200 mil m² em Santa Bárbara d’Oeste, com um novo e amplo centro de distribuição, um centro administrativo, um frigorífico e a fábrica responsável pela produção de bolos e doces, entre outros itens).

 

Além de apostar no varejo, a empresa também possui um autoposto, um centro administrativo, um centro de distribuição, uma fábrica e um frigorífico, todos instalados em Nova Odessa (SP).