>> Varejo

Rede atacadista usa Oracle para aumentar a satisfação do cliente

Oracle Retail permitiu ao Makro se reestruturar como varejista e melhorar experiência do consumidor em 96%

Por: Redação, ⌚ 08/10/2019 às 12h42 - Atualizado em 08/10/2019 às 12h42

A principal rede de atacado do Brasil, Makro, passou por uma transformação digital e comercial com o Oracle Retail para lidar com as principais mudanças no mercado atacadista de autoatendimento (cash and carry). Parte do Grupo SVH, o Makro possui 170 lojas e mais de 17 mil funcionários em toda a América Latina. Recentemente, a empresa, além de fornecer ao mercado B2B, expandiu seus negócios de venda direta. Com o Oracle Retail, a empresa conseguiu se adaptar facilmente a essa transição, controlando melhor o estoque, padronizando as operações e melhorando a experiência da loja em cinco países.

 

“Escolhemos o Oracle Retail como parceiro de tecnologia para expandir nossos negócios e desenvolver estratégias mais sofisticadas para proporcionar aos nossos clientes uma melhor experiência”, disse Marcelo Abrantes Pinheiro, CEO da Makro Food Services. “O estoque é um componente crítico da satisfação do cliente. Se as informações forem claras e precisas, você poderá oferecer produtos em todas as interações com os clientes da loja. Como exemplo, após a implementação do Oracle Retail Forecasting, conseguimos melhorar nossa classificação de atendimento para 96,5% e reduzir o estoque em 4,5 dias.”

 

Para apoiar essa transformação comercial, o Makro escolheu o Oracle Retail Merchandising System, o Oracle Retail Merchandise Financial Planning e o Oracle Retail Demand Forecasting. O projeto começou com o Oracle Retail Merchandising System, que suporta essa moderna plataforma de varejo e entregou um modelo com aproximadamente 1.400 processos de negócios em vários países e moedas.

 

O Oracle Retail Consulting (ORC) desempenhou um papel fundamental no design de projetos para garantir o alinhamento com as melhores práticas integradas nas soluções Oracle Retail. A Retail Consult, membro Gold da Oracle PartnerNetwork (OPN), forneceu um conhecimento profundo dos mercados de varejo locais, habilidades linguísticas e conhecimento de soluções no Brasil, na Argentina, no Peru, na Colômbia e Venezuela.

 

“Uma visão única de pedidos, clientes e estoque é a base na qual todos os outros itens são executados. O Makro se concentra em estabelecer esses componentes e em garantir que a fundação tenha a arquitetura certa”, disse Mike Webster, vice-presidente sênior e gerente geral da Oracle Retail.

>> Panorama