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Popular Alimentos aumenta número de pedidos com TI

Popular Alimentos aumenta número de pedidos com TI

Empresa do setor alimentício do Nordeste conquista 40% no crescimento dos pedidos ao unir experiência e modernidade em sua gestão comercial

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O uso do celular e de outras tecnologias móveis é praticamente unânime para vendedores que atuam numa era mais digital, mas este hábito também tem tomado conta da rotina de profissionais tradicionais e experientes, que aproveitam a internet para aprimorar a performance de suas vendas e até trazer mais inteligência e produtividade nas negociações. Foi assim com grande parte dos 70 vendedores da distribuidora Popular Alimentos.

 

Em sua maioria com mais de 20 anos de casa e adeptos a processos manuais provenientes do mundo analógico da velha economia, os vendedores da companhia até ensaiavam o uso de ferramentas digitais no dia a dia, mas vez e outra recorriam à velha caneta e papel por conta dos bugs e das informações divergentes do antigo sistema de força de vendas usado pela distribuidora. “Muitas vezes os vendedores ligavam para digitar o número do pedido. O ritmo da venda era mais lento por conta dessa parada”, diz Fred Santos, coordenador de TI da Popular Alimentos.

 

Para incluir mais otimização e produtividade nas rotinas destes vendedores, a Popular Alimentos implementou a solução maxPedido, ferramenta que automatiza toda a dinâmica do pedido de venda, desenvolvida pela Máxima Sistemas. De acordo com Fred, hoje os profissionais trabalham de maneira estratégica, sem complicação, permitindo estudar o produto e o cliente através das informações geradas no aplicativo.

 

“A média de pedidos emitidos aumentou em 40% nos últimos meses, porque o vendedor tem mais agilidade na hora da venda. Não é vender por vender, simplesmente. Há uma inteligência por trás do sistema, que sinaliza os produtos que estão em campanha, o que foi positivado, além dar um leque de informações tributárias e cadastrais fáceis de entender e de colocá-las em prática. O resultado é um vendedor experiente cada vez mais produtivo, seguro de si e comprometido com as suas metas”, explica Fred.

 

Para complementar a sua gestão de vendas, a empresa também aderiu a outras duas ferramentas: a solução maxGestão, que foi implementada para apoiar o gestor comercial com status de visitas, lucratividade de pedidos, autorizações de desconto, relatórios, acompanhamento e auditoria das atividades de todos os vendedores que estão na rua.

 

Já a solução maxPromotor atua na jornada de trabalho do profissional que está no ponto de venda. O promotor bate o seu ponto da forma padrão pelo aplicativo da solução, permitindo à empresa mais assertividade no fechamento do ponto mensal, cobrando de forma precisa atrasos e horas extras.

 

“Atrelado às pesquisas, podemos medir o tempo que o promotor fica no cliente. Confrontando essas informações com o custo, tempo e o valor de vendas, vemos se é mesmo viável ter um promotor naquele PDV”, contextualiza Fred.

 

Hebert Balbo, gestor de mercado de vendas da Máxima Sistemas, conta que a abordagem com a Popular Alimentos foi entender os desafios diários da área comercial da distribuidora para propor novas formas mais produtivas de trabalho. “E deu certo, pois os vendedores aprimoraram a experiência de negociação com ferramentas digitais mais ágeis e intuitivas, resultando em sua total autonomia. Foi a junção perfeita da experiência dos vendedores da Popular Alimentos com toda a modernidade produtiva dos aplicativos da Máxima”, finaliza Balbo.