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Petz aperfeiçoa jornada do consumidor com Oracle Responsys

Empresa multiplicou faturamento após adotar Oracle Marketing Cloud

Por: Redação, ⌚ 28/06/2019 às 15h54 - Atualizado em 28/06/2019 às 15h56

A Petz está conseguindo ampliar e aprimorar o seu relacionamento com os clientes e alavancar seu faturamento, com o uso da solução Oracle Responsys, parte do Oracle Marketing Cloud, destinada a aperfeiçoar a experiência nas interações de marketing e ao longo da jornada de compra.  A tecnologia permite o gerenciamento e a coordenação de todas as interações com clientes por diversos canais, como e-mail, celular, mídias sociais, displays e pelo site.

 

Com a personalização em escala obtida com Oracle Responsys, a Petz conseguiu melhorar seu marketing de relacionamento, aumentando em 8 vezes o número de campanhas realizadas em 2018 (em comparação a 2017), multiplicar por cinco seu faturamento proveniente das ações de CRM (campanhas de marketing de relacionamento) e ainda aumentar a taxa de conversão de 7,4% (em 1 milhão de contatos) para 17,1% (em 5 milhões de contatos).

 

O resultado vem sendo comemorado pela empresa especializada no mercado pet, que antes da implementação, realizava as campanhas de marketing de relacionamento por meio de planilhas de Excel, que eram enviadas para os fornecedores dispararem os e-mails.

 

“Antes o controle de optout das campanhas era manual. Agora, com o Oracle Responsys, o processo foi automatizado e a reclamação dos clientes diminuiu significativamente”, afirma Claudia Montini, gerente de marketing e CRM da Petz.

 

Segundo Montini, a empresa utiliza a segmentação de clientes e a integração de seu banco de dados com o Oracle Responsys, para disparar e-mails de acordo com seu perfil de compra e o tipo de animal de estimação que possuem. O modelo de segmentação considera variáveis como valor, ciclo de vida (fidelização), mundo (tipos de animais de estimação que possui) e comportamento de compra. A partir daí, oferece descontos em produtos e serviços customizados.

 

“Um caso clássico é aquele do cliente que comprou uma ração na loja virtual, para retirar na loja de preferência, e não se lembrou de que precisava dar um banho em seu pet. A gente envia um SMS com um desconto de 30% pelo Oracle Responsys, para ele dar o banho até o final da semana”, exemplifica João Paulo Imamura, coordenador de CRM na Petz.

 

Por meio da solução omnichannel de campanha de marketing, a Petz usa os recursos de e-mail, SMS e push para orquestrar modelos de comunicação completos, orientando a jornada do cliente em um roteiro planejado. Com a criação de programas, a empresa elabora seus modelos de comunicação automáticos, criando públicos e grupos segmentados que transformam seu modelo de comunicação em clusters que geram um melhor engajamento entre marca e consumidor final.

 

Por meio dos painéis intuitivos e do live report, o Oracle Responsys cria relatórios em tempo real para ajudar nos planos de Business Intelligence, tornando o Analytics da campanha e os insights de negócios ainda mais intuitivos.

 

“É uma grande oportunidade e um prazer contribuir com a transformação digital da Petz. O Oracle Responsys permite uma personalização em escala que é fundamental para melhorar a experiência e a jornada do consumidor. A criação dos modelos de comunicação e a segmentação de públicos para as campanhas de marketing resultam num engajamento bem mais alto entre a marca e o consumidor final, resultando em mais vendas”, avalia Alfredo Sestini, diretor sênior de Oracle Marketing Cloud, Oracle América Latina.

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