>> Varejo

Mercadinhos São Luiz planeja expansão dos negócios

Terceirização da entrega, manutenção e suporte às máquinas utilizadas nas lojas irá suportar a abertura de novas unidades e ajudar na Transformação Digital da rede varejista

Por: Redação, ⌚ 30/04/2020 às 17h05 - Atualizado em 30/04/2020 às 17h06

Os Mercadinhos São Luiz adotaram em diversas filiais, a terceirização de computadores, desktops e notebooks, da Microcity, empresa brasileira pioneira em Outsourcing de TI. A iniciativa da rede varejista faz parte de um plano que começou há cerca de dois anos e meio, e que prevê a reestruturação total da área de TI da companhia, desde a capacitação dos colaboradores passando pelo uso da Cloud e aprimoramento da segurança de dados.

 

Segundo Márcio Falcão, diretor de Infraestrutura e TI do Mercadinhos São Luiz, a terceirização dos computadores é uma das etapas finais do plano de reestruturação, e vai ajudar a suportar a expansão dos negócios. “Prevemos abrir três novas unidades até o final do ano, que irão contar com o modelo de aluguel de ativos, fornecidos pela Microcity. Enquanto isso, já estamos sentindo os benefícios do Outsourcing em vários sentidos”, afirma.

 

Dentre os benefícios alcançados, Falcão destaca a redução da necessidade de contratação de mão de obra para suportar as demandas de suporte e manutenção de computadores, a qualidade desses serviços executados com as garantias da Microcity, a otimização dos espaços de trabalho e a velocidade na inclusão de novos equipamentos, para execução das operações dos negócios.

 

“Mas mais do que tudo, o redirecionamento do nosso pessoal técnico, que realizava esse trabalho de manutenção e suporte das máquinas, e que agora poderão focar nas operações e processos da empresa, como a realização de implantações e atendimento das várias demandas das áreas estratégicas e operacionais de negócios, foi sem dúvida o maior ganho obtido”, revela o diretor de TI.

 

Ainda de acordo com ele, o cenário anterior à adoção da terceirização da Microcity era de um alto custo operacional, com o trabalho de suporte e manutenção aos usuários dos computadores adquiridos pela rede varejista, somado a sensação de que esse esforço todo, não somava com os objetivos da empresa. “Somos uma empresa de varejo de alimentos e não de serviços de informática. À medida que o parque atual de equipamentos, adquiridos antes do Outsourcing, for sendo depreciado, realizaremos a substituição dos mesmos pelo modelo de aluguel da Microcity”, diz.

 

O projeto de Outsourcing, que começou no final do ano passado, também está atualizando o parque tecnológico do Mercadinhos São Luiz, possibilitando a evolução da companhia. “Esse projeto de outsourcing, tem sido fundamental para a Transformação Digital da nossa própria área de TI, uma vez que não é possível existir Transformação Digital em uma organização, sem que a área de TI também não seja transformada”, finaliza Márcio Falcão.

 

>> Panorama