>> Varejo

Máxima Sistemas otimiza a logística de entrega e reduz o custo de frete da Real Bebidas da Amazônia

Inovação no processo logístico da empresa traz, além da redução no custo da frente, a diminuição de 62,5% na distância percorrida, o que representa economia de combustível e menor desgaste para a frota

Por: Redação, ⌚ 12/03/2019 às 11h02 - Atualizado em 12/03/2019 às 11h02

Com produção mensal de 10,8 milhões de litros de refrigerante e mais de 6 milhões de litros de pura água mineral num parque fabril estrategicamente localizado no centro de Manaus, a Real Bebidas da Amazônia – fundada em 1964 – se tornou líder de mercado em seu segmento de atuação no Amazonas, além de atender também o Oeste do Pará, Roraima e o Acre. Em busca de inovação, a empresa decidiu investir na sua logística.

 

Para sanar os gargalos dessa área, que concentra os maiores custos da operação, a Real Bebidas passou a utilizar a solução maxMotorista, da Máxima Sistemas, companhia de tecnologia móvel para força de vendas, e-commerce, trade e logística para o atacado distribuidor.

 

“Tínhamos uma dificuldade muito grande de acompanhar os motoristas, ainda mais por serem terceirizados. Com o maxMotorista não enfrentamos resistência, mesmo sendo uma empresa com mais de 50 anos. Quebramos vários paradigmas de tempo de monitoramento, confiabilidade na informação e notificações de ocorrências, que nos permitem agir na hora”, cometa Edson Silva, gestor de logística da Real Bebidas da Amazônia.

 

O aplicativo de acompanhamento dos motoristas permitiu à empresa fornece informações essenciais para os clientes, como a posição do caminhão que está levando os pedidos, a distância que ele está da entrega, quanto tempo o motorista ficou esperando para realizar a descarga, quem recebeu as mercadorias e até o canhoto assinado. Tudo isso tornou os processos de transporte mais transparentes, aumentando a confiança dos clientes e tornando a empresa mais competitiva no mercado.

 

Mas como a frota utilizada pela empresa é terceirizada, outros desafios estavam presentes no dia a dia da logística. Para otimizar o uso dos caminhões e a eficiência das rotas de entrega, a companhia apostou no maxRoteirizador, solução que realiza a roteirização automatica das cargas de forma prática, oferecendo vários parâmetros para personalização e adequação às necessidades da empresa. Isso influenciou na redução do custo do frete.

 

Segundo Edson, “antes, o frete representava 11% do valor faturado da carga e, hoje, representa cerca 7% do valor. Isso representa um aumento na qualidade da locação e um melhor uso do espaço do caminhão. Calculando, hoje temos uma ocupação de 95% do espaço de cubagem da frota, o que é excelente”.

 

Outra dificuldade era o custo com hora extra cobrado pela transportadora. Os caminhões, que saíam carregados da empresa às 7h, retornavam em média até às 19h. Somando o processo de descarga, os veículos saíam do pátio da empresa às 20h, elevando esse custo ainda mais. Com a atuação do maxMotorista e do maxRoterizador, às 17h30 toda a frota já está de volta das entregas, um ponto positivo tanto para a Real Bebidas, que não tem gastos com hora extra, quanto para a transportadora, que tem seus caminhões disponíveis o quanto antes.

 

Outro benefício percebido pela Real foi a redução de 62,5% da distância média diária percorrida, o que representa uma economia de combustível e menor desgaste dos veículos. “Antes do maxRoteirizador, a frota rodava em média entre 70 e 80 km/dia. Hoje, ela roda em média de 45 a 50 km/dia. Isso permite barganhar com a transportadora na hora da renovação de contrato, cortando parte dos preços, afinal estamos rodando menos”, finaliza Edson.

 

Para Fabrício Santos, gestor de oferta logística na Máxima Sistemas, “o sucesso da Real Bebidas da Amazônia representa a evolução e aderência nas nossas soluções de logística de transporte para diversos modelos de operação. Com isso, diversos atacadistas e distribuidores podem reduzir os custos logísticos com rotas mais eficientes”, finaliza o executivo.

 

>> Panorama