Edit Content

Menu

Grupo CNova usa padrão GS1 para identificar produtos no online

Grupo CNova usa padrão GS1 para identificar produtos no online

Os portais de e-commerce do Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Cdiscount requisitam de seus fornecedores a identificação de itens por meio do GTIN – Número Global de Item Comercial, a fim de reduzir erros no envio de mercadorias

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os benefícios da padronização para identificar produtos estão na mira do comércio eletrônico, principalmente para reduzir erros no envio das mercadorias. Na Black Friday de 2016, por exemplo, as vendas atingiram R$1,9 bilhão, sendo que os Correios registraram um índice de 5,47% de devolução de produtos – uma das causas certamente é “o produto que comprei não foi o que recebi”.

Atento a este cenário, o grupo CNova Marketplace, que opera no e-commerce as bandeiras Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Cdiscount, adotou o GTIN (Número Global de Item Comercial) em suas plataformas de negócios. O GTIN (conhecido também por código EAN) é o número de identificação único e exclusivo para cada item comercial. Desenvolvido e controlado pela GS1 Brasil, é representado nas embalagens de produtos pelo código de barras, bem conhecido dos consumidores.

O uso do GTIN passa a conferir mais precisão e agilidade à prestação de serviço da Cnova no canal online, já que compras online têm uma contínua e crescente demanda. Para se ter ideia do volume, em 2016, 48 milhões de pessoas efetivaram compras pelo e-commerce – praticamente um quarto da população brasileira.

E, para que todo o sistema seja eficiente, a CNova requisita o uso do GTIN pelos seus fornecedores nas categorias de produtos mais vendidas, como condicionadores de ar e ventilação, áudio, automotivo, beleza e saúde, cine e foto, DVDs e Blu-Ray, eletrodomésticos, eletroportáteis, esporte e lazer, ferramentas, games, informática, linha industrial, livros, móveis, tablets, telefones, celulares e TVs.

Ter acesso a esse tipo de controle é fundamental para a companhia, pois, juntas, as quatro bandeiras recebem mais de 65 milhões de visitantes por mês. Para o consumidor, o uso do GTIN garante que suas consultas trarão sempre o resultado exato do item que ele procura, o que evita erros de interpretação das informações que os websites expõem. Numa comparação de preços, por exemplo, ao usar o GTIN como identificador, o consumidor obterá informações precisas sobre aquele item específico, sem receber ofertas de produtos similares ao que procura.

Globalmente diversas empresas do e-commerce usam o GTIN como referência básica de itens para transações no canal online. Entre elas, Alibaba, Google Shopping, eBay e Amazon.