>> Varejo

Grupo Boticário melhora performance de backup

Upgrade de equipamentos, com o Dell EMC Data Domain, melhorou o desempenho nas rotinas de armazenamento e de desduplicação na fábrica da companhia

Por: Redação, ⌚ 07/07/2017 às 16h58 - Atualizado em 07/07/2017 às 17h05

O Grupo Boticário implementou um projeto para melhorar o backup em parceria com a Dell EMC. O upgrade da solução de backup permitiu tanto o aumento de performance nas rotinas de armazenamento da empresa quanto a redução drástica no tempo das rotinas de desduplicação. Portanto, ao iniciar o backup dos arquivos, todos os dados existentes não precisam ser copiados novamente. Essa inteligência tecnológica agiliza processos e economiza espaço nos discos de armazenamento.

 

“Com o objetivo de responder adequadamente às exigências do mercado e oferecer o melhor para as áreas internas da companhia, decidimos aprimorar a qualidade dos equipamentos e dos serviços do nosso Data Center. Selecionamos a solução da Dell EMC porque temos a certeza de que adquirimos uma tecnologia de ponta, que nos ajudará a alcançar nossos objetivos”, Fernando Almeida, Head de Infraestrutura de Data Center.

 

Atualmente, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box). Está presente em nove países e conta com uma força de trabalho composta por 7 mil colaboradores diretos, representando a maior rede de franquias em cosméticos do mundo. O núcleo de tecnologia do grupo atua na gestão de infraestrutura de datacenter em todos os mais de 4 mil pontos de venda das quatro empresas.

 

Dentre os objetivos desejados com a implementação estavam ganhos na utilização de um centro de backup e restauração com a replicação de dados nas unidades de Curitiba e São José dos Pinhais, ambas no Paraná, e a redução dos custos excessivos de fitas para gravação dos dados, diminuindo também o consumo de energia elétrica e o espaço físico.

 

Entre os motivos que levaram o Grupo Boticário a escolher o Dell EMC Data Domain estava o desejo de obter uma solução de disaster recovery (recuperação de desastres) com replicação, integração simples com o software de backup já existente e fácil escalabilidade. A solução também propiciou retenções mais longas nos backups operacionais, backups e restaurações mais rápidas, baixo consumo dos links de replicação e a redução do footprint.

 

Os desafios encontrados antes da implementação da solução de backup e proteção de dados consistiam em eliminar o gasto constante e, praticamente fixo, de aquisição de fitas de armazenamento de dados; a manutenção da infraestrutura antiga e a alocação de profissionais operando nos ambientes complexos do setor.

 

Dentre os propósitos estavam a consolidação do ambiente anterior em um único espaço, visando reduzir o número de racks físicos existentes, o consumo de energia elétrica, e a realocação de pessoas para áreas de atuação mais dedicadas.

 

A aquisição do equipamento representou economia notável de espaço físico. A unidade de TI da empresa dispunha de 38 racks de datacenters em sua estrutura de funcionamento e passou a utilizar apenas dez – ainda menores que as anteriores – para as tarefas de processamento e armazenamento, sendo um dos racks dedicado exclusivamente para as demandas de disaster recovery.

 

>> Panorama