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E-commerce fatura R$ 21 bi no 1º semestre de 2017

E-commerce fatura R$ 21 bi no 1º semestre de 2017

Relatório Webshoppers traz capítulo especial sobre Digital Commerce, que movimentou R$ 93,5 bi em 2016 e quase dobrou de tamanho em 4 anos

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O e-commerce faturou R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2017, crescimento nominal de 7,5% ante o mesmo período de 2016, quando foram registrados R$19,6 bilhões. O número de pedidos aumentou 3,9%, de 48,5 milhões para 50,3 milhões, e o tíquete médio registrou expansão de 3,5%, passando de R$403 para R$418. Os números são do relatório Webshoppers 36, divulgado nesta quarta-feira (23) pela Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.

 

De acordo com Pedro Guasti, CEO da Ebit, a economia brasileira deu seus primeiros sinais de reação na primeira metade de 2017, e isso refletiu positivamente no e-commerce. “No primeiro semestre de 2016, no auge da crise política e econômica, o número de pedidos registrou queda pela primeira vez na história, retraindo 1,8%. Nos primeiros seis meses deste ano, além da recuperação do crescimento, o e-commerce ultrapassou pela primeira vez a barreira de 50 milhões de pedidos”, afirmou.

 

De acordo com o Webshoppers 36, uma das principais causas para o aumento dos pedidos foi a queda dos preços dos produtos comercializados online. O Índice FIPE Buscapé, que monitora a evolução dos valores cobrados no e-commerce, aponta para deflação de 5,38% nos últimos 12 meses encerrados em junho de 2017. “Em condições favoráveis de mercado, o comportamento do índice é deflacionário, principalmente devido a sua composição e suas características”, explica.

 

O número de e-consumidores ativos registrou uma expressiva expansão de 10,3% no período, para 25,5 milhões. Para esse levantamento, a Ebit considera os consumidores que fizeram pelo menos uma compra no e-commerce no primeiro semestre de 2017.

 

Confira o desempenho das principais categorias no primeiro semestre de 2017:

 

Categorias    Share Pedidos.

1          MODA E ACESSÓRIOS    14,8%

2          SAÚDE, COSMÉTICOS E PERFUMARIA        12,2%

3          CASA E DECORAÇÃO     10,6%

4          ELETRODOMÉSTICOS     10,3%

5          TELEFONIA / CELULARES         9,5%

6          LIVROS / APOSTILAS E ASSINATURAS         8,5%

7          ESPORTE E LAZER          6,1%

8          INFORMÁTICA        4,8%

9          ALIMENTOS E BEBIDAS  4,6%

10       ELETRÔNICOS       3,5%

 

 

Categorias    Share Faturamento

1          TELEFONIA / CELULARES         22,3%

2          ELETRODOMÉSTICOS     18,8%

3          ELETRÔNICOS       9,6%

4          INFORMÁTICA        9,2%

5          CASA E DECORAÇÃO     8,3%

6          MODA E ACESSÓRIOS    6,4%

7          SAÚDE COSMÉTICOS E PERFUMARIA         4,8%

8          ESPORTE E LAZER          3,8%

9          ALIMENTOS E BEBIDAS  2,4%

10       ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS   2,3%

 

Crescimento significativo do M-commerce e redução do frete grátis

 

O crescimento das vendas via smartphones e dispositivos móveis em patamares bem acima da média do mercado também foi um dos destaques do relatório Webshoppers 36. A expansão registrada no primeiro semestre de 2017 foi de 35,9% – nove vezes maior do que o volume de pedidos do mercado – registrando um share de 24,6% de todas as vendas do mercado.

 

“O que mais impressiona é o crescimento de 56,2% de volume financeiro. Esse movimento deve-se à aproximação do valor do tíquete médio de compras via dispositivos móveis, que registrou aumento de 14,9% no período, se comparado ao mercado como um todo”, aponta André Dias, COO da Ebit.

 

Os players do e-commerce reduziram a oferta de frete grátis. Dados do relatório Webshoppers 36 apontam que, para o mercado em geral, houve uma redução de 42% para 38% no 2o trimestre deste ano se comparado com o mesmo período de 2016. Levando-se em conta apenas os dez maiores players, esse percentual reduz de 26%, para 18% do mesmo período do ano passado. “O mercado definitivamente tem procurado manter o posicionamento na oferta de frete gratuito apenas para algumas categorias mais específicas de mercado ou quando o consumidor não tem urgência para receber o produto. Dessa forma, pode aguardar por um tempo maior de entrega ou ainda retirar os produtos em alguma loja física”, explica Dias.

 

Expectativas para o Segundo semestre

 

Para o segundo semestre de 2017, a perspectiva é que as três grandes datas do calendário do varejo – Dia das Crianças, Natal e, principalmente, Black Friday – impulsionem as vendas. Para este semestre, a Ebit espera um crescimento de 12% a 15%. Levando em conta os números deste primeiro semestre e a estimativa para o segundo, a Ebit prevê que o mercado volte a registar expansão de dois dígitos, atualizando para 10% a perspectiva de crescimento do mercado no acumulado do ano.

 

Digital Commerce

 

O relatório Webshoppers 36 traz um estudo inédito sobre o Digital Commerce, que agrega venda de produtos novos e usados de empresas para consumidores (B2C) e de consumidores para consumidores (C2C), além de serviços (Turismo e Ingressos). Esse mercado movimentou R$93,5 bilhões no ano passado.

 

De 2012 a 2016, o Digital Commerce apresentou crescimento nominal de 88% com crescimento médio anual (CAGR – Taxa Composta Anual de Crescimento, em português) de 17%. Neste mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou um recuo de 3,9%. “Esse crescimento mostra o dinamismo e o potencial do comércio eletrônico nacional”, afirma Pedro Guasti.

 

O relatório Webshoppers está disponível aqui.