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E-commerce do Magazine Luiza cresce 56% no segundo trimestre

Empresa consolida sua estratégia de crescimento exponencial. Pelo 10º trimestre consecutivo, as vendas digitais registraram uma expansão acima de 50% e já respondem por 41% do faturamento total

Por: Redação, ⌚ 16/08/2019 às 17h24 - Atualizado em 16/08/2019 às 17h24

O Magazine Luiza acaba de reportar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2019.

 

Após concluir seu processo de transformação digital, o Magalu adotou a estratégia de crescimento exponencial, com expansão acelerada da plataforma de Marketplace, a entrada da empresa em novas categorias de produtos, o desenvolvimento do superapp e o aumento da velocidade de entrega aos clientes. Os resultados financeiros e operacionais do segundo trimestre deste ano refletem a bem-sucedida execução dessa estratégia.

 

No período, o número de clientes ativos da companhia aumentou, organicamente, 27%. A aquisição da Netshoes, em junho, fez com que a base de clientes disparasse 53%, atingindo 22,3 milhões de consumidores, sendo 128% apenas no e-commerce.

 

Pelo 10º trimestre consecutivo, as vendas digitais registraram uma expansão acima de 50%. Na comparação com o mesmo período de 2018, o crescimento do e-commerce foi de 56%. O faturamento dos canais digitais atingiu, assim, 2,4 bilhões de reais no período, passando a representar 41% das vendas totais. Essa participação deve aumentar substancialmente nos próximos meses, com a contabilização integral do faturamento da Netshoes.

 

O crescimento em ritmo chinês do e-commerce do Magalu tem sido impulsionado, entre outros fatores, pelo desempenho do app de vendas e do marketplace. Atualmente, cerca de 12 milhões de clientes acessam o aplicativo do Magalu e das marcas Netshoes pelo menos uma vez por mês. Ainda em junho, poucos dias após o anúncio da aquisição da Netshoes, as lojas virtuais das marcas Netshoes (artigos esportivos) e Zattini (roupas) foram incorporadas ao app do Magalu.

 

Os sellers incorporados com a compra da Netshoes reforçam a plataforma de marketplace do Magazine Luiza. Desse total de parceiros digitais, cerca de 3 100 foram incorporados apenas entre abril e junho deste ano. Nos seis primeiros meses de 2019, o marketplace Magalu registrou 1 bilhão de reais em faturamento.

 

O crescimento acelerado da base de sellers, do sortimento e das vendas do marketplace fortalece a estrutura da companhia para desenvolver e escalar o chamado Magalu as a Service. Cerca de 60% dos lojistas parceiros já aderiram ao Magalu Entregas e mais de 130 deles usam os serviços de coleta e entrega de produtos ao cliente final por meio da Malha Luiza.

 

A estratégia de expansão acelerada vem sendo acompanhada por maiores investimentos na qualidade e na velocidade dos serviços prestados aos clientes. A entrega expressa, realizada em até 48 horas, responde atualmente por 40% dos pedidos e atinge 290 cidades. E as entregas feitas em até um dia já estão implantadas em cidades da Grande São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. Esses avanços foram possíveis graças à contribuição da Logbee, startup de tecnologia logística comprada pelo Magazine Luiza em 2018 e que hoje atua em mais de 100 cidades brasileiras.

 

A multicanalidade, marca do Magazine Luiza, também contribui de forma crucial para o aumento da velocidade de entrega e do nível de serviço prestado ao cliente. O sistema de Retira Loja, no qual compras digitais podem ser retiradas em todas as quase 1 000 unidades físicas do Magalu localizadas em 16 estados, equivale atualmente a 35% das entregas. Desde 2018, as lojas físicas estão sendo transformadas em centros remotos de distribuição. Nos próximos meses, esse modelo de integração total entre o e-commerce e as lojas físicas passará a fazer parte da operação da Netshoes, com ganhos operacionais e de qualidade de serviço.

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