Edit Content

Menu

shutterstock_293563430_Antonio-Guillem

Black Friday deve chegar a R$ 2,43 bi no e-commerce

Black Friday deve chegar a R$ 2,43 bi no e-commerce

Expectativa é de crescimento de 15% no faturamento com relação a 2017 e mais de 4 milhões de pedidos online

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday em 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado, aponta a estimativa da Ebit | Nielsen.  O número de pedidos pode registrar uma expansão de 6,4%, indo de 3,76 milhões para 4 milhões, já o tíquete médio de R$ 607,50, alta de 8%.

 

A Black Friday, que neste ano será realizada em 23 de novembro, é a principal data do calendário do e-commerce brasileiro. A pesquisa da empresa aponta que 88,6% dos e-consumidores têm intenção de comprar na ocasião- alta de cerca de oito pontos percentuais com relação à pesquisa de expectativa de consumo realizada no ano passado.

 

O e-commerce continua como o principal canal de venda durante a data. Em 2017, 52% das pessoas entrevistadas fizeram suas compras em uma loja online e 57% delas pesquisaram os produtos de interesse online antes de concluir a aquisição.

 

A credibilidade da data é outro ponto que está crescendo ao longo dos anos. Conforme levantamento, o número de pessoas que não pretendem comprar durante a Black Friday – por não confiar que existam descontos de fato, diminuiu de 38% em 2017 para 35%. “O cenário é um reflexo de todo trabalho e repercussão positiva das últimas edições. As lojas também são fortemente impactadas por esse mérito e precisam zelar por sua reputação no mercado. Para 39% dos consumidores, confiança na marca é determinante na escolha, seguido de menor prazo de entrega, citado por 28% das pessoas”, afirma Keine Monteiro, head de inteligência e operações da Nielsen.

 

Entre o comportamento dos e-consumidores, 46% afirmaram que vão fazer suas aquisições na sexta-feira (23) e outros 22% indicaram que preferem comprar entre os dias 24 e 30 de novembro. No apontamento, há também os 13% que preferem garimpar promoções pré-Black Friday entre os dias 16 e 22 do mês.

 

Apesar da proximidade com o Natal, a data não representa perigo para as vendas de dezembro, já que continua sendo, majoritariamente, usada para compras de uso próprio para 69% das pessoas. Apenas 26% e 20% das pessoas disseram que pretendem comprar algo para a família e dar de presente, respectivamente.

 

As dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são:

 

– Eletrônicos

– Eletrodomésticos

– Smartphones

– Informática

– Moda e acessórios

– Cosméticos e perfumaria

– Casa e decoração

– Livros

– Brinquedos e games

– Esporte e Lazer