>> Varejo

Arezzo melhora performance da infraestrutura de redes

Projeto foi liderado entre o time de TI da varejista e da Nap IT, que implementou soluções Cisco que garantiram alta disponibilidade e mais segurança aos processos

Por: Redação, ⌚ 16/06/2017 às 16h18 - Atualizado em 16/06/2017 às 16h19

Fundada há mais de 45 anos, a Arezzo, uma das maiores marcas de varejo no segmento de calçados femininos, possui cerca de 350 lojas espalhadas por mais de 180 municípios em todo o Brasil. Para dar suporte a todas as suas operações, a empresa precisa ter suas redes sempre atualizadas, com tecnologias de última geração, além de serviços para gerir e monitorar seus equipamentos.

 

Para atender essas necessidades, a Arezzo contratou a Nap IT Network Solutions para uma consultoria e análise no ambiente de rede de sua principal unidade, localizada em Campo Bom (RS). O objetivo era identificar um projeto ideal a fim de reduzir as possibilidades de incidentes na rede, assim como elevar o desempenho global e a segurança aos processos.

 

De acordo com o coordenador de Infraestrutura de TI da Arezzo, Adriano Luiz Weschenfelder, o investimento em novas tecnologias reforça os objetivos da empresa em atuar por meio de processos mais ágeis, segmentados e seguros. “As soluções integradas permitem maior capacidade de controle da nossa equipe de TI em relação ao ambiente tecnológico, além de oferecer recursos para prevermos e prevenirmos falhas de conexão e outros aspectos que podem impactar em nossa produtividade”, esclarece o coordenador.

 

Análise e soluções integradas

 

Por meio de uma análise detalhada no Data Center da Arezzo, a Nap IT identificou que uma reestruturação na rede local (LAN) iria mitigar os riscos de incidentes críticos ao mesmo tempo em que ampliaria o desempenho. A avaliação apontou a estrutura de uma rede plana, que desfavorecia a segmentação dos ambientes de servidores e o de usuários. Esse fator tornava a performance da rede mais crítica com o aumento do volume de dados trafegados no dia a dia.

 

Os equipamentos para atender as novas demandas de cada área, assim como o planejamento do projeto, foram definidos em um estudo da topologia de toda a rede da empresa. A indicação foi para a aquisição de dois modelos de switches da Cisco: a linha Catalyst 3850, solução que segmenta a rede e agrega alto desempenho às conexões; e a linha Catalyst 2960-X, utilizadas para dar suporte aos usuários da rede da matriz.

 

No total, o projeto envolveu seis profissionais que tiveram muito alinhamento no processo: quatro da equipe da Arezzo e dois engenheiros da Nap IT. Desde a fase de planejamento até a execução, foram 30 dias de trabalho.

 

Rede sem fio estruturada

 

Além dos swichtes e a customização da rede LAN, a Nap IT realizou, na sequência, toda reestruturação da rede wireless da matriz da empresa. Por meio de um trabalho de Site Survey foi feito todo o mapeamento do local para identificação das necessidades em relação à cobertura, intensidade de sinal, propagação, interferências, tráfego dentro da rede wireless e os melhores locais para inserção de equipamentos e migração da rede WLAN.

 

Foi utilizada uma solução da Cisco, com uma controladora wireless para gerenciamento de todos os pontos de acesso e alguns Access Points para total cobertura da planta da companhia.

 

A capacitação da equipe de TI da Arezzo junto às tecnologias integradas possibilitou à empresa maior estabilidade. Por fim, a Arezzo conquistou aumento de performance em sua rede e mais segurança para os dados, além da melhoria significativa no desempenho do Data Center.

 

>> Panorama