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78% das lojas virtuais têm planos para a Black Friday

78% das lojas virtuais têm planos para a Black Friday

Pesquisa da Awin aponta que principais varejistas estão de olho na data que já faz parte do calendário nacional e proporciona grande incremento de receita para o setor

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Uma pesquisa da Awin com seus anunciantes mostra que a esmagadora maioria (78%) das lojas virtuais já se prepara com antecedência e faz planos específicos para a Black Friday, que, neste ano, acontece no dia 24 de novembro.

 

Na edição do ano passado da Black Friday, o e-commerce nacional registrou R$ 1,9 bilhão em vendas, aumento de 17% em relação a 2015. Números são do Ebit, que divulgou que durante o dia de descontos, os consumidores brasileiros fizeram 2,23 milhões de pedidos, uma alta de 5% na comparação com o ano anterior. No entanto, resultados ficaram abaixo da previsão da própria empresa, que projetava pelo menos R$ 2,1 bilhões em vendas.

 

Ao contrário do resultado geral do e-commerce nacional, abaixo do esperado, os anunciantes que são clientes da Awin apresentaram números impactantes. Ao todo, essas empresas faturaram R$ 65,7 milhões em vendas no Brasil, em mais de 150 mil vendas. Para se ter uma ideia, a plataforma da empresa registrou um pico de vendas logo na primeira hora, período em que um só varejista conseguiu concluir 1,1 mil vendas. Em todo o mundo, a Awin apresentou crescimento de 51% na receita de vendas, atingindo 117 milhões de euros no total.

 

Cyber Monday

 

Outra data que já caiu no gosto dos brasileiros é a Cyber Monday, que é como ficou conhecida a segunda-feira pós-Black Friday, criada para liquidar os produtos restantes e ampliar ainda mais as vendas. Entre os afiliados da Awin, o código de desconto continuou sendo o maior atrativo para os consumidores, estando presente em 32% de todas as compras da segunda-feira. A exemplo do que aconteceu durante a Black Friday, o segundo e terceiro lugar entre os modelos mais usados nas compras provocadas pelos afiliados da Awin foram cashback e retargeting, com 17% e 15%, respectivamente.

 

Entretanto, na comparação da Cyber Monday com a Black Friday, entre os anunciantes, foi registrada uma alteração na segunda e terceira posição do ranking de qual categoria mais vendeu durante a data: o setor de viagens aéreas ficou em segundo, com 10% das vendas, e as lojas de produtos eletrônicos, em terceiro, com 8,6%.

 

Fazendo um balanço geral, a Black Friday 2016 foi responsável por alavancar consideravelmente as operações dos anunciantes e afiliados da Awin. A receita foi incrementada 37,32% em relação ao ano anterior. Já o tíquete médio, saltou de R$ 599, na edição de 2015, para R$ 1,1 mil no ano passado.

 

Com atuação em 180 países do mundo e US$ 13 bilhões em receitas gerados apenas nos últimos doze meses, a Awin desenvolve, anualmente um relatório global, no qual apresenta perfis de mercado destacando características regionais, expõe insights inovadores levantados através da experiência da empresa em todo o mundo, abre discussões e atualiza os temas mais relevantes referentes ao marketing de afiliação.