>> Serviços

Systax usa IBM Watson para área tributária

Computação cognitiva vai auxiliar na redução de erros em recolhimento fiscal

Por: Redação, ⌚ 05/07/2017 às 16h59 - Atualizado em 05/07/2017 às 16h59

A tecnologia cognitiva com o Watson da IBM vem sendo usada por empresas em várias partes do mundo e nas mais diversas áreas, inclusive no setor tributário. Hoje, empresas sofrem com a complexidade e o grande volume de alterações de tributos – em média são 30 atos legais e normativos por dia, que alteram as regras de tributação no País, implicando em diversos erros por parte de profissionais da área.

 

Para ajudar as companhias a evitar recolhimentos indevidos e risco de penalidades tributárias, a Systax, empresa de inteligência fiscal, anuncia o lançamento de uma plataforma para pesquisa tributária. Com isso, cada companhia pode ter um assistente cognitivo com a tecnologia Watson, esclarecendo dúvidas fiscais, diminuindo a rotina para o cumprimento das obrigações e reduzindo custos.

 

O lançamento está vinculado à nova unidade de negócios da Systax, nomeada Busca.Legal. “Com treinamentos e processos que envolvem tecnologia cognitiva, conhecimento e atualizações constantes, a Busca.Legal traz a vanguarda em soluções que interagem com o usuário para ajudá-lo nos mais diversos desafios da área tributária”, explica o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.

 

Inteligência na pesquisa

 

A solução utiliza o Watson Explorer, que é uma plataforma cognitiva de pesquisa e análise de conteúdo. A tecnologia é capaz de interpretar uma gama de dados, estabelecer relações e padrões entre elas e ranquear as hipóteses para cada pergunta, transformando informações em conhecimento para tomadas de decisão.

 

O grande destaque dessa aplicação é que a plataforma compreende a linguagem natural – inclusive o idioma Português. O Watson passa por um processo de aprendizado constante em cada área que é utilizado, que o permite a conhecer a intenção de cada pergunta.

 

“Neste projeto, o foco é que a tecnologia IBM Watson ajude a tirar dúvidas tributárias.  Esta plataforma é treinada por especialistas e poderá aprender um pouco mais a cada dia. Em meio a um sistema tributário complexo como o nosso, a ferramenta cai como uma luva, já que consegue assimilar rapidamente as mudanças recentes e processar informações de maneira inteligente” finaliza Rodrigues.

 

>> Panorama