>> Serviços

Solução da Valid leva o cartão CRM Digital para o smartphone

Aplicativo usa biometria e certificados digitais na identificação dos médicos e conselheiros garantindo proteção, segurança e mobilidade

Por: Redação, ⌚ 20/12/2019 às 16h30 - Atualizado em 20/12/2019 às 16h30

O Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a multinacional brasileira de soluções seguras para identificação e rastreabilidade de dados Valid, apresenta o aplicativo mobile Credencial Médica, voltado para a digitalização e validação da Cédula de Identidade Médica, a CRM Digital.

 

O app, já disponível na Apple Store e Google Play, utiliza a tecnologia da Valid Certificadora, unidade de negócios da Valid, para carregar a CRM Digital, em cartão rígido, com Código QR de integração e criptografado, em dispositivos móveis, garantindo a identificação biométrica de médicos e conselheiros, com proteção, segurança e mobilidade.

 

Graças ao uso dos certificados de assinatura digital, o aplicativo Credencial Médica permite o carregamento, a validação e a revogação de credenciais armazenadas nos dispositivos móveis, seguindo as normas e padrões da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

 

“A Credencial Médica, estabelece uma nova forma de identificação no mundo real e virtual. O E-CRM, certificado de atributo de médico da Credencial Médica, terá o mesmo valor jurídico da versão impressa e poderá ser acessado a partir de um aplicativo com múltiplas funções.  Além do armazenamento do E-CRM, poderá reunir outros atributos, tais como especialidades, autoridade conselhal, médico fiscal e outras especificidades de nossa competência.”, explica o Coordenador de Tecnologia da Informação do CFM, Gleidson Porto Batista.

 

Conveniência do cartão ao App

 

O app carrega o documento em qualquer aparelho móvel seja Android ou iOS e pode ser deletado ou revogado a qualquer tempo por seu usuário ou pelos sistemas do Conselho. Entre seus benefícios estão a comodidade, a fácil integração, a proteção e a segurança na identificação e validação da Cédula de Identidade Médica.

 

Além disso, o certificado digital da Valid presente no Credencial Médica garante o carregamento de todas as informações e a validade da CRM Digital em cartão. Com isso, o Conselho Federal de Medicina pode homologar a versão da CRM Digital carregada no app, assinando digitalmente todos os certificados de atributos. O Credencial Médica está integrado aos sistemas do Conselho de Medicina via API, garantindo dados atualizados e confiabilidade.

 

Para Márcio Nunes, Diretor de Tecnologia e Inovação da Valid, “este projeto é, sem dúvida, a consolidação de resultados positivos e mais um marco da Valid Certificadora, que inova ao entregar uma solução completa de Certificado de Atributo na qualificação digital de profissionais para uma entidade de classe tão relevante para o nosso país”.

 

Identificação e segurança do físico ao digital

 

Por se tratar de um aplicativo que trabalha com ampla esteira de soluções Valid – desde o cartão rígido, que possui um avançado sistema antifraude, até a identificação biométrica do usuário final – a Valid entrega ao CFM a convergência de várias tecnologias em uma nova experiência de uso na identificação do profissional.

 

De acordo com Marcello dos Santos Ribeiro, Diretor de Operações e Comercial da Valid, a evolução tecnológica do CRM Digital permite além do serviço de identificação, uma ótima experiência digital. “Este aplicativo utiliza serviços digitais pensados especialmente para o Conselho, provendo maior mobilidade e facilidade de uso, com segurança e confiabilidade. É uma honra poder contar com a parceria do CFM e prover esta inovadora solução”.

 

“O aplicativo que possibilitará ao médico trazer consigo, em seu smartphone, uma versão digital de sua cédula de identidade de médico. A ideia é que o app seja um portal de acesso a vários outros serviços prestados pelos CRMs, proporcionando assim, uma grande comodidade ao médico”, afirma Gleidson.

 

>> Panorama