>> Serviços

Oi fornece infraestrutura e monitoramento de rede, TI e segurança para a Game XP

Soluções como IoT, Vídeo Analytics e Telepresença complementam atuação do NOC da Oi na Game XP

Por: Redação, ⌚ 26/07/2019 às 14h10 - Atualizado em 26/07/2019 às 14h15

A Oi é responsável por fornecer e monitorar ininterruptamente toda a infraestrutura de Telecom, TI e Segurança da Game XP, maior evento de games da América Latina, que acontece de 25 a 28 de julho no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com salas de controle localizadas no Game Park e no CGR (Centro de Gerência de Rede), no Rio de Janeiro, a empresa disponibiliza links de dados de altíssima capacidade (12 Gbps), 26 km de fibra óptica, antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G, e Oi WiFi com capacidade para 300 mil conexões simultâneas para atendimento ao público visitante e também para a própria Game XP. Ao todo, são mais de 300 equipamentos instalados pela Oi para garantir a conectividade com alta velocidade e robustez ao evento.

 

Para realizar o monitoramento de toda essa infraestrutura, a Oi conta com um NOC (Network Operation Center) instalado dentro da Game XP. A estrutura futurista de dois andares tem como atração imensos telões de LED, que mostrarão, em tempo real, informações como o tráfego de dados online, o número de pessoas conectadas e a distribuição da rede. Por meio de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), a Oi também fará o monitoramento de abertura de portas, energia e temperatura de equipamentos em pontos estratégicos, proporcionando assim a melhor experiência em dados para o público visitante.

 

Por meio do GIS – Gestão Integrada de Serviços –, a Oi fará o monitoramento da rede de dados e segurança do evento, via portal único com visões consolidadas e on-line, com processos baseados nas melhores práticas de mercado. A plataforma permitirá o gerenciamento dos links de dados, controle de temperatura e alimentação de energia dos equipamentos, atenuação de fibra e o controle de tráfego da rede, além do monitoramento do serviço Oi WiFi, provendo visibilidade da quantidade de pessoas conectadas por hotspot e possibilitando ações preventivas, se necessário, com o objetivo de garantir as camadas de proteção para o acesso à internet dos visitantes, assegurando disponibilidade e a melhor experiência ao público.

 

A companhia, que é parceira da Game XP pelo terceiro ano consecutivo, também leva ao NOC soluções de TI que complementam o portfólio para grandes eventos, implementando plataformas de telepresença, vídeo analytics e mapa de calor. “Temos expertise como provedora de soluções digitais integradas para eventos nacionais e internacionais, como o Rock in Rio e a Conferência Rio+20. Na Game XP do ano passado, por exemplo, registramos o tráfego total de 34,2 terabytes, superando o volume da final da Copa do Mundo 2014. A Oi tem a maior de rede de transporte do Brasil, com mais de 360 mil km de fibra, com alta capacidade, o que nos garante um diferencial competitivo, tanto para atender eventos e empresas, quanto para oferecer serviços ao cliente final”, afirma Gustavo Brambila, diretor de Infraestrutura da Oi.

 

A Oi vem investindo no desenvolvimento de soluções digitais integradas de TICs para grandes eventos e empresas de grande porte, fazendo frente aos desafios dos clientes que demandam soluções completas que atendam às suas necessidades. “Estamos capacitados para atender as demandas atuais dos nossos clientes que avançam rumo à transformação digital. Seja para grandes eventos ou para o setor corporativo, a Oi, como provedora e integradora de soluções digitais, consegue oferecer a melhor solução que atenda a necessidade de negócio do cliente. Pode ser geração de novas receitas, redução de custos ou prover uma grande experiência de uso para o público, como na Game XP”, comenta Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

 

Soluções digitais da Oi na Game XP:

 

O Gestão Integrada de Serviços (GIS) é um serviço gerenciado que inclui todos os itens necessários para o gerenciamento da rede de dados e segurança de clientes públicos e privados através de um portal único via web com visões consolidadas e on-line, processos baseados nas melhores práticas de mercado e profissionais altamente qualificados.

>> Panorama