>> Serviços

Oi anuncia acordo estratégico com Oracle

Operadora irá consolidar centenas de bancos de dados em uma cloud privada Oracle, hospedada nos datacenters da Oi

Por: Redação, ⌚ 04/04/2019 às 12h36 - Atualizado em 04/04/2019 às 12h37

A Oi anunciou acordo estratégico com a Oracle para implementar moderna tecnologia de nuvem (cloud) em seus datacenters. A iniciativa vai promover a transformação e a modernização dos sistemas de TI (Tecnologia da Informação) da Oi, com a atualização e consolidação de centenas de bancos de dados em uma cloud privada que será instalada dentro dos datacenters da operadora.

 

Com a parceria, a Oi pretende reduzir significativamente custos operacionais de infraestrutura, energia e espaço físico e ampliar investimentos em outros pontos estratégicos da cadeia de operação dos seus serviços de telecomunicações. É a primeira vez que a Oracle adota este modelo de parceria no mundo.

 

O acordo é mais um avanço na estratégia de transformação operacional da companhia, que vem realizando parcerias com grandes fornecedores globais para modernizar sua operação e acelerar o processo de digitalização da empresa.

 

Neste ano, a Oi já havia anunciado contratos com fornecedores estratégicos para expansão da rede de fibra óptica residencial e do serviço 4,5G. “Estamos realizando mais um grande movimento estruturante, desta vez com foco na modernização da nossa TI, que é uma área essencial em negócios que requerem constante atualização tecnológica, como é o nosso caso”, afirma Eurico Teles, presidente da Oi.

 

A otimização e a simplificação dessa operação é um grande desafio para a companhia se diferenciar num mercado extremamente competitivo e em constante evolução tecnológica. Ao trazer a tecnologia da nuvem da Oracle para dentro dos datacenters da Oi, a parceria vai otimizar e simplificar a gestão de petabytes de dados e bilhões de transações processadas por dia nos sistemas da Oi, além de permitir a escalabilidade dos sistemas conforme a demanda do negócio.

 

A tecnologia de nuvem da Oracle automatiza a operação do que até então estava distribuído em centenas de servidores da Oi, ao mesmo tempo em que otimiza e aplica as últimas inovações em segurança. A migração dos sistemas da Oi para a nuvem da Oracle é uma das maiores já realizadas na América Latina e está prevista para ser concluída em até cinco anos.

 

>> Panorama