Edit Content

Menu

shutterstock_458844433_Zapp2Photo

Localiza melhora experiência dos clientes com tecnologia

Localiza melhora experiência dos clientes com tecnologia

Empresa de aluguel de carros adota solução Airwatch, da VMware, e ganha visibilidade e segurança nas operações

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A maior empresa de aluguel de carros da América do Sul, a Localiza, está sempre buscando soluções para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Para isso, procurava ampliar o uso de dispositivos móveis nas agências e disponibilizar smartphones aos clientes para que tivessem uma melhor experiência durante as viagens. Esses objetivos foram alcançados com ajuda do Airwatch, da VMware, que levou à Localiza visibilidade do que acontece na operação e segurança às informações.

 

“Hoje, conseguimos adotar dispositivos móveis em várias etapas da operação e oferecer um atendimento premium em toda a jornada dos nossos clientes, desde o momento em que pegam a van no aeroporto, passando pelo processo de check-in e check-out e, até mesmo, durante a viagem. Tudo isso com visibilidade e segurança, possibilitando uma melhor tomada de decisão”, afirma Leandro Evangelista, coordenador de TI da Localiza.

 

Mais do que nunca, a experiência oferecida ao usuário é importante para empresas de serviço, como a Localiza. Para aprimorá-la, a locadora investiu em um atendimento ágil por dispositivos móveis nos processos de locação e devolução de carros. Mas, por ser uma empresa de excelência em seus serviços, queria oferecer uma jornada ainda mais completa aos clientes, disponibilizando a eles smartphones com GPS inteligente e outros aplicativos.

 

Porém, a empresa contava com uma tecnologia de gerenciamento de dispositivos que não suportava essas melhorias e buscou uma solução robusta que apoiasse sua estratégia de mobilidade com foco nos clientes. Além disso, desejava ter visibilidade do que acontecia na operação, inclusive nos smartphones usados pelos condutores. E, encontrou na solução de gerenciamento de dispositivos móveis da VMware, o Airwatch, uma ferramenta que atendia aos seus anseios de negócio e garantia a segurança das informações e do próprio dispositivo entregue aos usuários.

 

Mas, para confirmar que a mudança de solução não traria nenhum problema à operação, que é bastante complexa, a Localiza testou a tecnologia da VMware antes de finalizar o contrato com a fornecedora anterior.

 

Durante o período de testes, a locadora hospedou a operação de uma de suas agências na solução. Com isso, percebeu que a tecnologia não só respondia aos requisitos de negócios, como também era fácil de usar. Além disso, teria acesso a atualizações no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao lançamento de uma nova versão do sistema operacional das fabricantes de dispositivos móveis. Com a tecnologia anterior, esse processo levava algumas semanas.

 

A solução da VMware entrou em operação no começo de 2017, mas os resultados foram sentidos pela Localiza já na fase de testes. O uso de dispositivos móveis deu agilidade ao check-in e ao check-out, evitando filas e aumentando a produtividade dos funcionários. Conferiu, ainda, agilidade à rotina. Velocidade que se traduz em um volume maior de locações e, consequentemente, lucratividade.

 

Para o cliente, os benefícios não estão apenas em um processo mais ágil. A locadora oferece a eles o Localiza Way, um smartphone com GPS inteligente, Spotify, tradutor e pacote de dados sem restrição de consumo, que pode, inclusive, ser compartilhado com o celular pessoal. A tecnologia também permite a comunicação com os motoristas das vans de Shuttle dos aeroportos e a disponibilização de wifi para os usuários da van.

 

Além disso, o Airwatch não permite a instalação de uma versão anterior a que está em uso, o que simplificou a distribuição de sistemas e aplicativos pela equipe de TI e conferiu segurança ao processo de atualização. A ferramenta também deu visibilidade ao uso do pacote de dados de cada aparelho, evitando atritos na experiência do cliente.

 

Atenta às tendências tecnológicas, a Localiza tem sido protagonista nesse sentido no Brasil. Atualmente, mais de 1.800 dispositivos móveis são usados pelos operadores nas agências para realização de check-in e check-out. Isso sem falar nos smartphones oferecidos aos clientes para complementar a experiência deles. Todos os aparelhos são gerenciados pelo Airwatch da VMware, com o objetivo de garantir que não haja nenhum atrito na jornada dos clientes. O resultado tem sido tão positivo que a Localiza pretende ampliar o volume de dispositivos móveis gerenciados pela tecnologia. Até o final deste ano serão mais de quatro mil equipamentos gerenciados.