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Localiza aposta em robô para agilizar reservas

Chatbot permite que clientes solicitem serviços pelo Facebook Messenger na página oficial da locadora de carros

Por: Redação, ⌚ 31/05/2017 às 13h36 - Atualizado em 31/05/2017 às 13h36

A Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, lançou uma nova ferramenta tecnológica para agilizar e facilitar o processo de reserva. O chatbot foi idealizado pela Take que permite interatividade com os clientes. Dados de uma recente pesquisa da Opinion Box revelam que 70% dos brasileiros estão dispostos a interagir com as empresas por aplicativos como Facebook Messenger e WhatsApp.

 

Com o Chatbot, os clientes podem, via Facebook Messenger na página oficial da empresa, realizar uma reserva da mesma forma que fazem via site. Todas as informações do chatbot são extraídas do sistema da empresa via API. Vale ressaltar que os chatbots são softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagens. Portanto, eles são serviços de comunicação inteligentes e estruturados, onde é possível conversar e interagir através de aplicações/aplicativos de mensagens.

 

“Em todas as funcionalidades, o cliente está em contato com um atendente virtual com opções pré-determinadas de atendimento e resposta. Quando o usuário opta por falar com o atendente, ele desativa o assistente virtual e ativa o atendimento com um profissional da Localiza. Todas as ações são pensadas para agilizar e melhorar o relacionamento e a experiência do cliente”, comenta Rodrigo Sales, responsável pela área de Marketing Digital da Localiza.

 

Funcionalidades
No “Reservar Carro” o cliente pode escolher local, data e hora da retirada e devolução do veículo, tipo do carro escolhido, seguro, itens adicionais e dados do cliente. Já no “Alterar Reserva” o cliente usa seu código da reserva para mudar detalhes do serviço. Outra opção disponível é “Cancelar Reserva”, onde é possível desistir do serviço de maneira simples, utilizando o código de reserva.

 

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