>> Serviços

Grupo Bom Jesus investe em solução hiperconvergente

Projeto inclui seis blocos Nutanix em dois data centers com 24 nós em cada. AHV é uma das aplicações que ajudam no cotidiano do departamento de TI

Por: Redação, ⌚ 12/05/2020 às 16h16 - Atualizado em 13/05/2020 às 12h22

A Nutanix anuncia que o Grupo Educacional Bom Jesus escolheu as soluções da companhia para centralizar servidores e armazenamento, medida que visa alinhar o ambiente dos sistemas e aprimorar a estratégia de disaster recovery na medida em que otimizam sua infraestrutura de TI e avançam para a transformação digital. A dimensão estrutural e o número elevado de usuários exigia uma estrutura robusta e mais de um data center, para armazenar toda a quantidade de dados.

 

Em 2017, com a necessidade de atualização da infraestrutura de TI, surgiu a parceria com a Nutanix. A infraestrutura de hiperconvergência diferenciada permitiu mais agilidade, maior desempenho e elasticidade, além da possibilidade de centralizar a operação na mesma camada de rede, que antes era dividida em dois data centers. Para atender à nova demanda, foram adquiridos seis blocos Nutanix em dois data centers, 24 nós em cada, com AHV (Acropolis Hypervisor) e as aplicações Prism, Calm e File Share.

 

Após um ano da implementação e instalação do projeto, os benefícios foram logo aparecendo. Com a migração de todo o workload, o ganho de performance foi considerável, na casa de 40%, e a redução de custos chegou a aproximadamente 30%. Dois storages foram desativados, aumentando espaço no data center e reduzindo o consumo de energia também em aproximadamente 30%, ocorrendo mudanças até no sistema de refrigeração, pois o ambiente de TI passou a ter uma carga térmica muito menor.

 

No setor de Tecnologia da Informação, geralmente as atuações são bem separadas. No entanto, com a solução da Nutanix de hiperconvergência de infraestrutura, armazenamento, computação e rede atuam juntas. “É agilidade em todos os sentidos, pois com mais profissionais envolvidos há mais ideias e os processos ganham mais velocidade. Ou seja: é uma inovação bastante vanguardista”, conclui Maurício Ortiz, coordenador de Operações de TI do Grupo Educacional Bom Jesus.

 

Fases da implementação

 

  • ª fase: Migração e adaptação
  • ª fase: Atender à demanda – Aquisição de mais três blocos
  • ª fase: Previsão de expansão – Aquisição de mais dois blocos

 

Marcelo Bardi, CIO do Grupo Bom Jesus, comentou que, com a solução apresentada pela Nutanix, é possível prever algumas ações com mais antecedência, o que faz aumentar o nível de assertividade. “A Nutanix conseguiu desenvolver uma solução dinâmica e segura. É fácil de acoplar e demora menos tempo para adicionar caso a demanda indique essa necessidade”, explica Bardi.

 

Leonel Oliveira, country manager da Nutanix no Brasil, destacou a importância do trabalho realizado com o Grupo Educacional Bom Jesus. “É muito gratificante para a Nutanix auxiliar o Grupo Bom Jesus. A modernização do ambiente de TI tornou os processos ainda mais dinâmicos para atender às demandas da transformação digital também na educação”.

 

>> Panorama