>> Serviços

GOL acelera atualização de dados de programação de voo

Com o ARIS RPA, solução de Robotic Process Automation fornecida pela Software AG, companhia conseguiu integrar sistemas distintos de planejamento de malha aérea e reserva e venda de bilhetes de viagem

Por: Redação, ⌚ 28/11/2019 às 12h36 - Atualizado em 28/11/2019 às 12h36

A GOL Linhas Aéreas diminuiu de 20 dias para quatro horas o tempo de disponibilização da programação de seus voos com a solução ARIS RPA da Software AG (powered by Kryon). Além de aprimorar sua eficiência operacional, a Companhia aumentou a produtividade de sua equipe otimizando sensivelmente a atuação dos profissionais especializados, que passaram a dedicar mais tempo a melhorias e a demandas mais estratégicas.

 

Segundo Paulo Palaia, Chief Information Officer (CIO) da GOL e diretor do GOLlabs, o gerenciamento da programação de voos é um processo complexo para o setor. A Companhia utilizava um sistema para gerenciar a malha aérea e outro para reservas e emissão de bilhetes para venda.  “Tínhamos dois sistemas distintos para realizar este procedimento crucial para nossa operação. No entanto, eles não eram integrados e geravam centenas de atualizações diárias com dados para reserva e emissão de bilhetes. Esse processo tomava muito tempo da equipe responsável e demandava a realização de rechecagem das informações manualmente por dezenas de profissionais altamente qualificados. Essa indisponibilidade de informação impactava na oferta de bilhetes aéreos e na tomada de decisão de negócios para o planejamento de novas rotas, oportunidades comerciais, etc.”, explica Palaia.

 

O departamento de TI da GOL realizou diversas tentativas de solucionar essa questão de integração com abordagens convencionais, que decidiu não levar , principalmente devido à complexidade da demanda e ao alto custo de implementação.

 

Em dezembro de 2018, a Software AG conduziu uma prova de conceito (POC) na GOL demonstrando a capacidade da automação robótica de processos da solução ARIS RPA. A solução foi testada com o objetivo de realizar todas as integrações necessárias entre os sistemas de gerenciamento de malha aérea e de reserva e emissão de bilhetes.

 

“Nós operamos cerca de 750 voos por dia e até 1.000 voos/dia durante a alta temporada. Anteriormente, com a necessidade de uma rechecagem dos voos feita de forma manual, nosso processo de atualização dos dados da programação dos voos durava até 20 dias. Hoje, com o RPA, fazemos este trabalho em 4 horas, coordenando mais de 300 mil voos por ano com maior eficácia” explica o CIO.

 

Com a melhoria da eficiência operacional e da produtividade, a equipe de profissionais especializados parou de direcionar atenção a tarefas repetitivas. Com a solução, eles passaram a utilizar seu tempo para desenvolvimento e busca por soluções inovadoras e à criação de novas oportunidades de negócio para a Companhia.

>> Panorama