>> Serviços

Flamengo entra na era da transformação digital

Sistema de gestão implantado no clube carioca foi desenvolvido especialmente para clubes de futebol; processos de entrada e saída de materiais, gestão de contratos e estoque serão digitalizados, automatizados e unificados na plataforma

Por: Redação, ⌚ 06/09/2018 às 11h48 - Atualizado em 06/09/2018 às 11h35

A Atos foi escolhida pelo Flamengo para a implantação do S/4HANA, que colocará o clube carioca na linha de frente da transformação digital. A plataforma garante a digitalização de processos de forma integrada e já é utilizada por alguns dos maiores clubes de futebol no mundo, como o Bayern de Munique, o Manchester City, a seleção da Alemanha e, no Brasil, o São Paulo Futebol Clube.

 

O Clube de Regatas do Flamengo é o primeiro clube do Rio de Janeiro a modernizar seu sistema de gestão com esta tecnologia. A plataforma será responsável por digitalizar, automatizar e unificar diversos processos, como entrada e saída de materiais dos centros de treinamento, gestão de contratos e CLT, estoque de produtos e medicamentos, entre outros.

 

Vários departamentos serão beneficiados, entre eles finanças, administração, gestão esportiva e suprimentos. Com a implementação, será possível melhorar os fluxos de gestão do negócio e assegurar melhor governança e transparência administrativa, garantindo ganho de produtividade, economia de tempo e de recursos gastos com processos burocráticos em até 80%.

 

Transformação Digital

 

“A implantação do S/4HANA é mais um passo na transformação digital que o Flamengo vem fazendo desde 2013, e que leva a tecnologia para a área administrativa e de gestão, com potencial de evoluir para outros departamentos do clube rubro-negro”, explica o head em transformação digital da Atos para América Latina, Alexandre Morais. “A plataforma opera em nuvem e com atualizações em tempo real de tecnologia. Trouxemos uma solução formatada especialmente para as necessidades do Flamengo, que prevê 35% mais rapidez na implementação em relação ao desenvolvimento de um novo sistema”, afirma.

 

“As transformações que fizemos na aérea de tecnologia do Flamengo nos primeiros anos visavam preparar o clube para investimentos mais estratégicos em tecnologia que pudessem gerar valor e fazer diferença ao negócio do Flamengo beneficiando todas as áreas do clube. É uma satisfação finalizar o triênio 2016-2018 fornecendo a mais moderna plataforma de gestão (ERP) do mercado, colocando o Flamengo no mesmo nível das maiores organizações do mundo”, afirma Luiz Filipe Teixeira, vice-presidente de Tecnologia da Informação do Flamengo. Este sistema, que já vem sendo amplamente empregado em instituições esportivas em países de maior investimento do setor, também poderá, no futuro, acoplar melhores ferramentas de performance analítica para o futebol, nosso carro-chefe”, completa Teixeira.

 

>> Panorama