>> Serviços

Fintech de consignado privado vai além do crédito e mira a educação financeira

Paketá Crédito vai ajudar os colaboradores das empresas conveniadas a sanar suas dívidas para, depois, começar a poupar e, por fim, aprender a investir

Por: Redação, ⌚ 23/05/2019 às 15h26 - Atualizado em 23/05/2019 às 15h26

Criada para facilitar o dia a dia dos gestores de Recursos Humanos das empresas, a Paketá Crédito chega ao mercado para simplificar a gestão do benefício de crédito consignado aos funcionários. Por outro lado, por meio de uma plataforma digital interativa e descontraída, a fintech quer ajudar os colaboradores a planejar e realizar seus desejos e sonhos de consumo de forma responsável, oferecendo crédito com taxas atrativas e conteúdo multimídia de capacitação profissional e educação financeira.

 

“Não somos apenas mais uma plataforma de crédito consignado privado. A Paketá Crédito nasceu para inovar e trazer a melhor experiência para o RH e seus colaboradores. Estamos comprometidos em ajudar os funcionários das empresas conveniadas em suas jornadas individuais de planejamento financeiro”, explica Fabian Valverde, sócio da Paketá Crédito.

 

A plataforma da Paketá se diferencia por ajudar também na definição e atingimento dos objetivos pessoais de cada colaborador, com o objetivo de acompanhá-los em suas jornadas de planejamento financeiro. “Utilizando conteúdo personalizado, de acordo com o perfil de cada funcionário, auxiliaremos as pessoas a entender os seus gastos, reduzir o endividamento, sanar suas dívidas e a começar a poupar. No futuro as incentivaremos e educaremos para investir”, afirma Valverde.

 

A fintech conta com um fundo de investimento com mais de R$ 100 milhões em capital para ser emprestado já em 2019. A empresa tem como meta disponibilizar R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.

 

Parceira estratégica do RH

 

O objetivo da Paketá é auxiliar a área de RH a ter um time mais produtivo e satisfeito. “Estudamos quais são as dores do RH e queremos ser o seu melhor parceiro para otimizar sua gestão e proporcionar aos colaboradores o crédito como um benefício para a realização de sonhos, necessidades financeiras ou mesmo para sanar dívidas. Quando o colaborador percebe que seu empregador se preocupa também com sua vida pessoal e sua capacitação profissional, isso é fundamental para a empresa ser reconhecida como um ótimo lugar para se trabalhar”, comenta Valverde.

 

O aplicativo também permite ao RH, por meio de interações com os usuários, mapear seus desejos de capacitação e consumo. Com isso, a empresa pode identificar aqueles que são comuns a grupos de pessoas, como fazer um MBA ou um curso de Marketing Digital, por exemplo. A partir daí, o gestor pode criar campanhas internas, via aplicativo, para engajar estes colaboradores. “Neste caso, a empresa pode viabilizar este sonho, financiando parte do valor do curso e oferecendo o crédito consignado para os funcionários conseguirem arcar com o restante do custo, sem comprometer seus orçamentos”, explica Valverde.

 

Segundo levantamento da Paketá, os gestores de grandes empresas chegam a gastar entre dois e quatro dias por mês para gerir esse tipo de benefício quando o serviço é fornecido pelos grandes bancos. Com todo o processo para solicitação e gestão do consignado é digital, a Paketá estima que pode reduzir em até 90% o esforço das equipes de RH, levando-se em conta todo o gerenciamento e a intermediação da contratação do crédito consignado pelos colaboradores.

 

Taxas mais atrativas

 

O consignado privado é uma linha de crédito que beneficia quem trabalha com carteira assinada em empresas privadas. Com a Paketá, os funcionários podem solicitar o crédito por aplicativo ou por WhatsApp, sem burocracia e com liberação em até 24 horas. Todo o processo é feito online e o crédito é descontado direto da folha de pagamento do funcionário. O valor das parcelas fixas não ultrapassa 30% do salário líquido, não prejudicando, assim, a renda mensal do colaborador. O prazo para o pagamento da quantia solicitada é de até 48 meses.

 

As vantagens do consignado privado são a praticidade, segurança, rapidez e menores taxas de juros, quando comparadas com outras linhas de crédito pessoal. Para se ter uma ideia, em média, a taxa de juros anual para este tipo de crédito varia entre 30% e 50%, a depender das políticas de crédito de cada instituição financeira e do perfil de cada empresa conveniada.

 

Próximos passos

 

Dentro do conceito de conduzir o usuário da plataforma em sua jornada de planejamento financeiro, a Paketá planeja fazer cursos para promover educação e planejamento para funcionários em parceria com os RHs.

 

Outra ação prevista é a parceria com empresas de serviços, varejo e bens de consumo para negociar valores especiais para a compra de grandes volumes. “Por exemplo, se no mapeamento dos sonhos e desejos dos funcionários de uma empresa identificarmos que 100 pessoas querem comprar um novo smartphone, nossa ideia é negociarmos essa compra diretamente com o fornecedor para oferecermos estes produtos na plataforma por valores mais atrativos a esse grupo de funcionários, que ainda poderá optar em parcelar a compra no consignado”, conclui o sócio da Paketá Crédito.

>> Panorama