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Êxito da TIC na Educação requer estratégia conjunta dos Setores Público e Privado

Êxito da TIC na Educação requer estratégia conjunta dos Setores Público e Privado

Segundo estudo da 5G Américas, é crucial que existam estratégias governamentais para potencializar o uso da banda larga sem fio, facilitando o acesso às zonas rurais e distantes dos grandes centros urbanos

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As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no setor da educação oferece uma ampla quantidade de usos possíveis que vão desde sua inclusão em questões administrativas, até a entrega de dispositivos para a conectividade, a geração e consumo de conteúdo ou a realização de aulas à distância, entre outros. A maioria dos países da América Latina contam com ao menos um destes exemplos de Tele-educação, de acordo com o documento “Casos de Estudo de Tele-educação na América Latina”, publicado pela 5G Americas.

 

O White Paper aponta que, na região, a inclusão destas ferramentas originou-se de diversas maneiras, desde programas nacionais, passando por planos de entrega de equipamentos e serviços de conectividade, até aplicativos e cursos online. A utilização das TIC na educação representa uma oportunidade para que os países da região se adaptem à revolução tecnológica, incentivando o acesso e a produção de conhecimento desde muito jovens para o benefício da população.

 

Além disso, o emprego destas tecnologias pode contribuir para ampliar e estender as oportunidades de capacitação e aprendizagem de maneira universal e, especificamente, aos grupos marginalizados, seja por condições econômicas, geográficas ou por deficiência. Neste sentido, é crucial que existam estratégias governamentais que busquem fortalecer o uso da banda larga sem fio, tecnologia que facilita o acesso a zona rural ou áreas distantes dos grandes centros urbanos.

 

“Atualmente, as TIC constituem um elemento imprescindível para a educação. Tornam-se essenciais para formar integralmente os cidadãos com foco em uma sociedade e economia cada vez mais baseada no conhecimento e no mundo digital”, disse Jose Otero, Diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe. “Adicionalmente, um alto número de alunos é nativo digital, o que obriga o sistema educativo a adaptar o seu foco e capacidade às novas necessidades”, acrescentou.

 

De acordo com o estudo, o sucesso das iniciativas de inclusão das TIC no âmbito educativo requer estratégias conjuntas e coordenadas por diferentes áreas de governo, empresas do setor privado e entes e órgãos autárquicos, como as universidades.

 

O relatório Casos de Estudo de Tele-educação na América Latina mostra uma série de exemplos da utilização em diferentes mercados da América Latina, anteriormente publicados no Brecha Zero, blog da 5G Americas destinado às TIC para o desenvolvimento de diferentes setores da sociedade e da economia.