>> Serviços

ESPM atualiza sua estrutura de TI com soluções Aruba

A Implementação de soluções Aruba foi realizada em parceria com a empresa Live Consult, para promover uma excelente experiência aos alunos e qualidade no monitoramento de conexões, além de possibilitar diversas inovações em sala de aula, consolidando a instituição como referência em tecnologia

Por: Redação, ⌚ 03/07/2019 às 16h52 - Atualizado em 03/07/2019 às 16h52

A ESPM passou a contar com as soluções Aruba, uma empresa da Hewlett-Packard Enterprise, para modernizar sua estrutura de tecnologia e oferecer uma série de inovações aos seus alunos e professores. “O objetivo da instituição é estar sempre à frente das necessidades dos alunos, por isso buscamos as melhores soluções do mercado para disponibilizar em nossos campi”, afirma Amadeo Hettwer Magedanz, gerente de infraestrutura da ESPM. Com cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada, mestrado e doutorado, a ESPM atende cerca de 15 mil alunos, distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

“A tecnologia dentro do curso é fundamental, porque precisamos de acesso em tempo real, performático, com baixa latência, e necessitamos disso na palma da mão. O aluno hoje, independente do dispositivo, seja ele tablet, celular, ou um desktop, tem que ter condições de acesso à informação de maneira muito mais rápida e fácil”, comenta Flávio Marques Azevedo, coordenador do curso TECH ESPM SP. “Precisamos de alta performance na execução de softwares, como modelagem 3D e softwares voltados para game engines que utilizamos dentro do curso, portanto sem essa disponibilidade tecnológica sendo feita, haveria uma barreira muito grande”, complementa o professor.

 

Entre os diferenciais da implementação, está a integração das soluções Aruba com ferramentas já utilizadas pela instituição em sala de aula. Por exemplo, no campus ESPM TECH, onde acontecem aulas de graduação e pós-graduação lato sensu, como MBA, Master, Pós e Blended Learning, a solução Aruba funciona como o meio de conexão para espelhamento de tela, onde os equipamentos de colaboração se comunicam aos dispositivos dos usuários via rede sem fio. É utilizada automação para controle de recursos como TV, projetor e iluminação, além dos recursos de colaboração entre professores e alunos em sala de aula. Com a solução, os alunos podem se comunicar via chat com o professor e colegas, com funções para compartilhamento de áudio e vídeo, além de visualizar a tela do professor no seu próprio dispositivo e receber arquivos disponibilizados pelo corpo docente. Hoje, 100% dos alunos e professores do prédio já utiliza os recursos de aula via rede sem fio.

 

Além da qualidade nos serviços prestados aos alunos, a instituição também necessita de excelência no gerenciamento de conexões realizadas pelos usuários. “Precisamos saber quantas pessoas estão conectadas em cada sala de aula, como está o sinal de cada um, quanto cada um trafega, o que cada um pode acessar, entre outras informações, tanto pela demanda cada vez maior dos alunos pelo Wi-Fi, mas também em função do marco civil da internet, que estabelece que é preciso registrar todos os acessos e tudo que cada usuário acessa. Isso só é possível com as ferramentas da Aruba”, explica Amadeo Hettwer Magedanz.

 

A implementação ocorreu na ESPM SP e inclui Switches Aruba 2930M, que são fáceis de configurar e gerenciar, proporcionam uma rede escalável de alto desempenho, ideal para uso do Wi-Fi de última geração, além de oferecer consistência e segurança para dispositivos IoT; Access Points Aruba 335, que fornecem as melhores velocidades de dados e excelente experiência do usuário para dispositivos e aplicativos móveis; Controller Aruba 7220, que permite o monitoramento de aplicativos e o gerenciamento de autenticações e criptografias, além de oferecer proteção sem fio contra invasões; ClearPass Aruba, que proporciona visibilidade, controle e automação do fluxo de trabalho, identificando todos os dispositivos conectados a uma rede com ou sem fio, permitindo a aplicação de políticas adequadas; e o Aruba AirWave, que oferece visibilidade granular para redes com fio e sem fio e é a única plataforma de gerenciamento desenvolvida para dispositivos e aplicativos móveis.

 

Após o período de implementação, a Aruba mantém o acompanhamento frequente da solução implantada, além de colaborar na evolução do projeto, com novos projetos envolvendo localização e engajamento dos alunos.

>> Panorama