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Cruzeiro Esporte Clube aposta em transformação digital

Cruzeiro Esporte Clube aposta em transformação digital

Time levou infraestrutura tecnológica para nuvem alcançando robustez, segurança e agilidade; dirigentes já estão avaliando a adoção de outras soluções, como ERP, CRM, atendimento a clientes, chatbot e BI, de forma a trabalhar com arquitetura organizada e padronizada

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Dificuldades para compra de bilhetes por parte dos sócios-torcedores, após alta demanda em virtude da Copa do Brasil, fizeram com que os dirigentes do clube movessem a infraestrutura tecnológica do ambiente on-premise para a nuvem.

 

Antes, os servidores estavam em datacenters interno e externo. A capacidade era limitada às prioridades do Cruzeiro, além de gerar altos custos de manutenção. Ao levar a infraestrutura totalmente para a nuvem, usando Oracle Cloud, o clube conseguiu um ambiente robusto, seguro e ágil, garantindo uma melhor operação para seus clientes internos e externos.

 

Se antes o clube encontrava dificuldades para vender 200 ingressos por hora, hoje o sistema está dimensionado para processar 750 ingressos por minuto, ou seja, 45 mil por hora, o suficiente para vender todos os assentos do Mineirão em uma hora e meia. O resultado já foi percebido agora em julho, quando a venda de ingressos para os sócios-torcedores para a partida contra o Atlético-PR alcançou o ritmo de 1.500 ingressos por hora. Hoje, cada sócio gasta menos de 20 segundos para adquirir seu ingresso, sem enfrentar lentidões, quedas e problemas de processamento.

 

Satisfeitos com esse resultado inicial, os dirigentes decidiram consolidar a parceria com a Oracle, para continuar a transformação do Cruzeiro no clube mais digital do Brasil. O time pretende ganhar agilidade, estabilidade e confiabilidade em todos os serviços ofertados aos torcedores e também aos funcionários. A migração total dos servidores para a Oracle Cloud levou dois meses.

 

Os dirigentes salientam ainda que houve uma redução de custos bastante expressiva, com economia em manutenção, energia elétrica e ar-condicionado, entre outros. Com isso, o clube já está avaliando a adoção de outras soluções da Oracle, como ERP, CRM, atendimento a clientes, chatbot e BI, de forma a trabalhar com uma arquitetura organizada e padronizada. Com a adoção dessas tecnologias o clube pretende reduzir os riscos das decisões estratégicas, beneficiando a criação e gerenciamento de novos projetos.