>> Serviços

Como a IA auxilia empresas a reduzirem custos

Easy Carros promete deixar a mobilidade de grandes empresas mais inteligente, entendendo qual o perfil da frota, frequência de uso e deslocamento, além de prever serviços de manutenção

Por: Redação, ⌚ 11/08/2017 às 16h55 - Atualizado em 11/08/2017 às 16h55

Com o desenvolvimento da tecnologia, ferramentas que auxiliam no dia-a-dia das pessoas se tornaram essenciais e, além da praticidade, algumas delas são desenvolvidas também para diminuição de gastos, por exemplo. A Easy Carros, startup que conecta profissionais de serviços automotivos a usuários, é responsável por auxiliar a economia de até 30% para empresas que utilizam a plataforma na gestão das suas frotas.

 

Atualmente, o mercado B2B representa 70% do faturamento do marketplace e, em seu portfólio de clientes, empresas como Bimbo, responsável pelas marcas Pullman e Nutrella; o grupo Bandeirantes e Movida, fazem parte. A economia auxiliada pela Easy Carros é realizada por meio de inteligência artificial, já que por meio dela a startup consegue prever serviços que os carros que fazem parte da frota precisam fazer, além de dar um sistema totalmente automatizado de gestão de serviços e pagamento.

 

Por meio da tecnologia, a Easy Carros consegue auxiliar a empresa a entender qual é o perfil da sua frota e dependendo da frequência de uso e do deslocamento, a startup indica qual é a melhor opção de transporte: caminhão, moto ou carro. “Mobilidade urbana e inovação são duas coisas que estão no DNA da Easy Carros e, auxiliar essas empresas a terem um serviço mais eficiente, usando a tecnologia, é algo que trabalhamos diariamente”, explica Fernando Saddi, CEO e fundador da startup Easy Carros.

 

Em muitas empresas, o trabalho de controle de frota ainda é muito manual e impreciso, em muitos casos o controle é feito por meio de um check list realizado pelos próprios motoristas. O aplicativo da Easy Carros possui um sensor embutido que, por meio da frenagem e da aceleração dos veículos, consegue recomendar o serviço que deve ser feito em cada um dos veículos, medindo assim a “saúde” de cada um deles.

A pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito, em 2016, aponta que a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil e o objetivo da Easy Carros é diminuir essa margem. “A plataforma consegue auxiliar se o veículo precisa trocar alguma peça ou se ele tem algum óleo vencido, por exemplo, desta forma evitamos muitos acidentes que acontecem justamente pela falta da manutenção preventiva”, completa Fernando.

 

“Muitas vezes, as marcas de pneus recomendam ao comprador que troque o pneu com um número certo de quilômetros. Nós conseguimos, por meio de estudos e da inteligência artificial, avisar esse cliente que se ele trocar um pouco antes, além de prezar pelo bem-estar do carro, ele consegue reduzir o gasto com combustível, por conta do carro ficar menos pesado”, finaliza o CEO da empresa.

 

>> Panorama