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Colégio Salesiano Santa Teresinha conta com tecnologia no ensino

Colégio Salesiano Santa Teresinha conta com tecnologia no ensino

Instituição tem o próprio núcleo de desenvolvimento tecnológico com uso de recursos open source e interactive sandbox para auxiliar no aprendizado de diversas disciplinas

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Referência de ensino na Zona Norte de São Paulo, o Colégio Salesiano Santa Teresinha conta com recursos de última geração em sua grade curricular: além do material didático digital próprio, que pode ser acessado por tablets e notebooks, um dos destaques da unidade é a Dom Box, uma interactive sandbox desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do colégio.

 

Essa ferramenta de vanguarda foi inspirada no projeto open source do pesquisador e cientista da computação Oliver Kreylos, da Universidade da Califórnia (UCDAVIS-EUA). Esse recurso permite que os alunos criem modelos topográficos moldando areia real e tendo como resultado o que chamamos de interação de realidade aumentada, que é quando o real e virtual se juntam.

 

Um dos projetos aplicados aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, tendo como base a disciplina de Geografia, consiste na “criação” de diferentes regiões do mundo, como Planície Amazônica, Depressão Sertaneja e Planalto da Borborema, Bacia do Xingu, Monte Kilimanjaro, Monte Everest ou Bacia Hidrográfica do São Francisco. Essa é uma forma de aprender o conteúdo de maneira dinâmica, lúdica e divertida.

 

Na continuação da atividade os alunos realizam o registro escrito do trabalho e a partir das fotos feitas na caixa, descrevem a altitude com a utilização de curvas de nível, localização, características da hidrografia, geologia e relevo. E para finalizar, comparam sua produção com um estudo topográfico e uma imagem real do local.

 

“Da Educação Infantil ao 3º ano, as ferramentas educacionais e jogos educativos são de nossa autoria. Nas séries seguintes, temos a Dom Box e também utilizamos o game Minecraft para desenvolvimentos de projetos sobre tratamento de água, descobrimento do Brasil e Smart Cities”, conta Felippe Zancarli, professor e Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional.

 

Segundo ele, o uso dessas ferramentas e dos games que essa geração já está acostumada, pode fazer toda a diferença na edução. “Os alunos realizam os trabalhos com muito mais prazer e vontade de superar os desafios encontrados, melhorando a absorção dos conteúdos”, completa.