>> Serviços

Atlantica Hotels obtém agilidade nas decisões com analytics

Realizado pela Triscal, projeto permitiu a análise mais rápida do negócio, geração de indicadores e o acompanhamento detalhado do desempenho de cada hotel do grupo

Por: Redação, ⌚ 21/01/2019 às 15h50 - Atualizado em 21/01/2019 às 15h50

A Atlantica Hotels, administradora de hotéis de capital privado da América do Sul, acaba de concluir o projeto de Analytics. O projeto, cuja implementação foi iniciada em fevereiro deste ano, permitiu que a área de TI do grupo entregue, com mais agilidade, dados e indicadores fundamentais para tomada de decisão de suas áreas de negócio.

 

“Percebemos que, para chegar onde queríamos, precisávamos estruturar bem nossa base de dados”, afirma Leonardo Rispoli, vice-presidente de Marketing e Vendas da Atlantica Hotels. O executivo lembra que muitas decisões levavam tempo para serem tomadas porque as informações necessárias estavam dispersas. “Havia muitas fontes e as bases estavam descentralizadas e reuni-las e analisa-las levava muito tempo”, recorda Leo.

 

De acordo com a gerente de planejamento sênior da Atlantica Hotels, Juliana Pinheiro, a empresa chegou, em 2017, a um momento em que se via dependente de diversas bases de dados descentralizadas, sem contar o grande volume de planilhas Excel.

 

O projeto

 

Para a execução do projeto, a Atlantica escolheu a Triscal, que já era parceira da empresa e conhecia bem sua estrutura. “Decidimos tocar o projeto com eles porque sabíamos que seria um projeto de longa duração e precisávamos de um parceiro em que confiássemos”, declara Daniel Bulgueroni, diretor de Marketing da Atlantica Hotels.

 

O desenvolvimento do projeto começou em novembro de 2017, quando foi feita a análise das áreas de negócios de suas respectivas demandas. Com as informações em mãos, a implementação de fato começou em fevereiro de 2018, com a escolha da tecnologia Microsoft.

 

Para Juliana, a presença do fornecedor e sua integração com o time da Atlantica foi a chave para ajustes no percurso e, principalmente, para a entrega do projeto dentro do prazo previsto.

 

Resultados

 

Com a entrada em operação do novo ambiente analítico, Juliana afirma que a Atlantica já colhe os primeiros resultados, principalmente em relação à amplitude da visão dos negócios da companhia, que aumentou, e na velocidade e qualidade da obtenção das informações. “A primeira grande entrega foi o nosso corporate daily, relatório diário de vendas dos hotéis para cerca de 50 executivos. Eles acordam e têm no celular o resultado de vendas até o dia anterior e previsão futura, com níveis de detalhes por hotel, por dia”, revela a executiva.

 

O relatório, aliás, é só o ponto de partida. Juliana afirma que, com a base de dados centralizada, sua área já tem planejada a construção de cerca de pelo menos mais dez relatórios e dashboards. “Estamos preparando a escala de prioridades para isso, mas já abrimos a caixa de possibilidades”, diz a executiva, ressaltando os ganhos previstos pelas áreas de negócios.

 

>> Panorama