>> Serviços

Aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre implementam ERP na nuvem

A Fraport, operador internacional de aeroportos, apostou no sistema de ERP SAP S/4HANA para seguir firme na jornada para o digital

Por: Redação, ⌚ 06/07/2018 às 10h55 - Atualizado em 06/07/2018 às 10h55

A T-Systems acaba de implementar o ERP SAP S/4HANA em nuvem para a Fraport, operador internacional de aeroportos baseado em Frankfurt. O novo sistema vai suportar as operações dos aeroportos de Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE) e sua implementação representa um novo passo na jornada digital da companhia.

 

Cliente da T-Systems há muitos anos, a Fraport adquiriu as concessões dos dois aeroportos no ano passado, iniciando imediatamente a atualização de seu sistemas de Tecnologia da Informação. O processo incluiu a aquisição do SAP S/4HANA em nuvem para os dois aeroportos, em um contrato que inclui licenças, consultoria e suporte.

 

Antes disso, os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza não contavam com sistemas de gestão próprios. Os dois aeroportos terceirizavam seus processos de negócios, como procurement, pagamentos, folha de pagamento, impostos e outros para fornecedores externos, o que representava grandes volumes de papel para seus funcionários.

 

“Nosso objetivo foi implementar um sistema estado-da-arte sobre o qual nossa equipe tivesse controle. A implementação do SAP S/4HANA nos deu mais agilidade e mobilidade e está reduzindo a incidência de erros, por exemplo, em nossos pagamentos de impostos”, explica o head de aplicações SAP da Fraport no Brasil, Rafael Augusto da Silva.

 

O executivo ressalta que, hoje, os relatórios trimestrais da companhia podem ser preparados em apenas três dias. Além da otimização de custos e das análises de rentabilidade, também a consolidação e gerenciamento de informações agora são feitos em tempo real.

 

A responsável global por negócios SAP na T-Systems, Elena Ordoñez del Campo, lembra que “graças a nossa ampla base de conhecimento, podemos ajudar nossos clientes a completar a transformação com o SAP S/4HANA e atualizar seus sistemas SAP, não importando aonde estejam baseados”. Na Fraport, a T-Systems implementou o SAP S/4HANA e colocou os dois aeroportos em operação em dois meses e meio.

 

>> Panorama