>> Serviços

96% das empresas mundiais de TI planejam alavancar 5G

Rápida adoção da tecnologia é uma resposta à flexibilidade e escalabilidade da rede, à demanda dos clientes e à liderança de mercado, revela pesquisa da Ixia

Por: Redação, ⌚ 12/09/2017 às 17h07 - Atualizado em 12/09/2017 às 17h07

A Ixia divulgou uma pesquisa apontando a rápida adoção do 5G no mundo todo. Segundo o estudo, 96% das empresas de tecnologia de grande porte planejam alavancar a tecnologia 5G e 83% implantará soluções de 5G nos próximos 24 meses. A pesquisa, que foi encomendada pela Ixia e realizada pela Dimensional Research, entrevistou quase 300 executivos de alto escalão sobre os seus planos de adoção de tecnologia 5G em empresas e provedores de serviços no mundo com mais de 1.000 funcionários.

 

Quase todas as empresas entrevistadas planejam adotar o 5G, sendo que dois em cada três interrogados consideram adotar o 5G no próximo ano. Mais de um terço (34%) das empresas planeja lançar tecnologias de 5G nos próximos 12 meses.

 

Algumas das principais conclusões da pesquisa mostram que: 96% das empresas planejam alavancar o 5G; 67% das empresas já avaliaram ou avaliarão a adoção de tecnologias 5G nos próximos 12 meses; 13% dos entrevistados já utilizam redes 5G, enquanto 34% lançarão soluções de 5G para o público nos próximos 12 meses; as três principais razões para a adoção do 5G são: flexibilidade e escalabilidade da rede (59%), demanda dos clientes (55%) e liderança de mercado (46%); as três principais indústrias que vêm liderando a adoção da tecnologia 5G são: telecom, tecnologia e serviços financeiros; os principais obstáculos para a adoção do 5G são a falta de padrões, de conhecimento e de recursos.

 

“Embora muitos analistas da indústria ainda considerem que o 5G só será adotado em um futuro distante, esta pesquisa revelou aquilo que nós já havíamos observado na Ixia: que o desenvolvimento e a adoção da tecnologia 5G estão ocorrendo com muito mais rapidez do que nós imaginávamos”, afirmou Kalyan Sundhar, vice-presidente de Mobilidade e de Produtos de Virtualização da Ixia. “As ferramentas de teste do 5G podem ajudar as empresas a tornar o 5G um sucesso, até mesmo antes da finalização de todos os padrões. Os desenvolvedores poderão preparar as suas redes e aplicativos para que estes possam usufruir da maior velocidade e conectividade que o 5G oferece.”

 

A pesquisa também revelou o por que as empresas querem adotar o 5G: velocidade, flexibilidade e confiabilidade. Embora mais de 45% das empresas estejam sob pressão para serem pioneiras de mercado no que tange à garantia e satisfação das necessidades dos clientes, as suas iniciativas de desenvolvimento têm sido prejudicadas pela falta de recursos, de conhecimento e de padrões – o que levou mais da metade dos entrevistados a afirmar que ainda não estão prontos para entrar nessa nova etapa.

 

O levantamento completo pode ser acessado aqui (PDF, inglês).

 

>> Panorama