>> Saúde

UTN Nefrologia investe em aplicativo de atendimento

Empresa que presta serviços à pacientes de diálise terá gestão de informações em nuvem, análise de ciclo de cuidados médicos para tomada de decisões assertivas e ganho na eficiência das equipes envolvidas

Por: Redação, ⌚ 22/08/2018 às 18h03 - Atualizado em 22/08/2018 às 18h03

A UTN Nefrologia, empresa que atua há mais de 20 anos no atendimento móvel e descentralizado para pacientes de diálise, contou com apoio da Embratel para o desenvolvimento de um aplicativo próprio, a fim de agilizar o auxílio e manter informações importantes sempre disponíveis para as equipes médicas.

 

A solução possibilitará um tratamento mais eficaz, uma vez que médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem passam a compartilhar as informações do processo de tratamento dos pacientes com qualquer dispositivo, como smartphones, tablets ou notebooks. Essa característica é fundamental, uma vez que os pacientes são atendidos por equipes diversas ao longo do tratamento.

 

No aplicativo desenvolvido pela Embratel são registrados dados importantes como a duração e frequência das visitas por meio do Check-In e Check-Out de médicos e enfermeiros durante os atendimentos, visitas para parecer médico e administração dos procedimentos dialíticos, fornecendo mais suporte aos pacientes e hospitais contratantes. As informações permitem uma análise do ciclo de atendimento, possibilitando que a equipe médica atue com uma medicina preventiva ou corretiva. O App também disponibiliza a assinatura digital dos profissionais.

 

A UTN Nefrologia também adquiriu soluções de Internet das Coisas da Embratel para gestão de frota de ambulâncias, de equipamentos de diálise e dos dispositivos móveis utilizados pela equipe médica. A solução de IoT da Embratel permite a otimização das rotas, garantindo que o paciente será atendido no menor tempo possível pelo profissional que estiver mais próximo da unidade hospitalar solicitante.

 

“Com a aquisição das soluções da Embratel, reafirmamos nosso compromisso de investir continuamente na melhoria dos serviços que oferecemos aos pacientes que sofrem de insuficiência renal. Contamos com a parceria da Embratel para oferecermos a mais alta tecnologia voltada à saúde e à medicina preventiva”, diz Aroldo Aires, Gerente Geral da UTN Nefrologia, cliente de serviços de mobilidade da Embratel desde 2008.

 

Os dados coletados pela solução de IoT da Embratel, como tempo de utilização dos equipamentos e quilometragem das ambulâncias, por exemplo, permitirão o gerenciamento eficiente da manutenção das máquinas, reduzindo custos. “A Embratel seguirá investindo no desenvolvimento de soluções de IoT para diversas verticais em 2018, como a saúde”, afirma Luciano Alakija, Diretor de Vendas de Soluções IoT Cloud da Embratel.

 

“Estamos muito felizes pela Embratel ter sido escolhida pela UTN Nefrologia para promover o processo de transformação digital da empresa. A Fábrica de Software Embratel desenvolveu um aplicativo customizado de acordo com a demanda do cliente, pelo qual poderá proporcionar mais agilidade e, consequentemente, mais segurança aos pacientes por meio do monitoramento e compartilhamento das informações entre todos os profissionais de saúde envolvidos nos atendimentos”, explica Mário Rachid, diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.

 

Outros investimentos

 

O pacote de soluções Conecta Embratel também foi contratado. A UTN Nefrologia optou pelo Cloud Server, um servidor virtual dinâmico que permite o armazenamento e hospedagem de aplicações, arquivos e dados com flexibilidade para aumentar ou diminuir a capacidade do servidor de acordo com a demanda do cliente.

 

A segurança das informações trocadas por meio dos dispositivos móveis dos colaboradores é suportada pela solução de MDM (Mobile Device Management). O serviço garante o controle de acesso, privacidade e proteção de dados de acordo com a política de segurança da empresa. O MDM permite ainda que o aplicativo da UTN Nefrologia seja atualizado remotamente.

 

>> Panorama