>> Saúde

Hospitais ganham solução que estima os recursos necessários contra a COVID-19

Aplicação prevê quantos leitos comuns e de UTI, além de medicamentos e equipamentos como ventiladores mecânicos, um hospital necessitará para atender os pacientes de COVID-19 de sua região

Por: Redação, ⌚ 01/04/2020 às 11h05 - Atualizado em 01/04/2020 às 11h38

A Paessler anunciou que seu fundador, Dirk Paessler, com apoio de vários desenvolvedores voluntários, participou do desenvolvimento do CovidCare, uma plataforma que oferece aos administradores hospitalares e médicos a possibilidade de prever cenários potenciais de uso de recursos em meio à crise do COVID-19.

 

A partir da análise de diversas informações estatísticas, o CovidCare informa, de forma preditiva, quantos recursos um hospital de uma determinada região geográfica irá necessitar para atender seus pacientes. Isso inclui dados como espaço (leitos) do Pronto Socorro, UTI e ambulatórios, volume de remédios e materiais necessários para tratamento dos pacientes, número de ventiladores mecânicos que deveriam estar disponíveis para atender a próxima leva de pessoas contaminadas pelo COVID-19.

 

Esse projeto foi iniciado pelo Prof. Dr. Harald Dormann, presidente de uma fundação alemã para medicina emergencial (Deutsche Stiftung Akut- und Notfallmedizin), do Hospital Municipal de Fürth, na Bavária, Alemanha. Sua preocupação era de que a clínica poderia esgotar seus leitos para cuidados intensivos devido a um número desconhecido de pacientes de coronavírus.

 

“A meta é usar os cálculos dessa plataforma para planejar com a maior precisão recursos como pessoal, materiais e outras necessidades das unidades de terapia intensiva, nosso objetivo é fornecer a todos os pacientes o melhor atendimento médico possível. Meus colegas dos prontos-socorros e clínicas estão convencidos de que uma solução como o Covidcare nos aproximará de nossa meta de bom atendimento médico em tempos de crise, além de nos capacitar a proteger os nossos funcionários”, comenta Dr. Harald Dormann.

 

O Dr. Harald Dormann entrou em contato com o fundador da Paessler, Dirk Paessler, e lhe pediu para desenvolver uma ferramenta preditiva para estimar o fluxo esperado de pacientes do COVID-19 buscando tratamento no Hospital Municipal de Fürth. A meta era conquistar, com essa solução, cerca de 2 a 4 semanas de visibilidade. A primeira versão da calculadora foi colocada online após 2 dias, em 20 de março de 2020, após uma maratona de desenvolvimento da qual vários funcionários da Paessler participaram, trabalhando em seu tempo livre.

 

“Como membro de diversas equipes de crise e médico chefe de um departamento de emergência responsável pelo cuidado com mais de 250.000 habitantes, para mim é extremamente importante estimar, de maneira preditiva, os números esperados de pacientes”, explica o Dr. Dormann. Segundo o médico, quanto mais exato for o planejamento dos recursos feito com base em estimativas, melhor capacitado estará o hospital para atender pacientes neste momento de crise.

 

Embora esta solução tenha sido desenvolvida a pedido de um hospital alemão, o Covidcare pode ser usado por hospitais do mundo todo.  A plataforma está disponível gratuitamente em oito idiomas, com outras versões em processo de desenvolvimento.  A Paessler patrocinará esse projeto com recursos de diversos de seus departamentos (desde desenvolvimento até marketing).

>> Panorama