>> Saúde

Fresenius Medical Care implementa solução fiscal

Tecnologia da Stefanini permite a automatização da apuração dos impostos e obrigações fiscais gerando eficácia e comodidade ao cliente

Por: Redação, ⌚ 20/02/2017 às 14h56 - Atualizado em 04/05/2017 às 15h35

A Fresenius Medical Care, empresa mundial de produtos e serviços para o tratamento de pacientes renais, implementou uma nova tecnologia para melhorar processos fiscais. A companhia contou com a parceria da Stefanini e da Thomson Reuters para integrar ao ERP SAP uma solução fiscal que possibilita a apuração de impostos e geração dos processos obrigatórios.

“Adotar soluções tecnológicas representa uma economia de tempo que se reflete diretamente na performance da empresa. As soluções da Stefanini permitem que o processo de envio de informações para a Receita Federal seja mais dinâmico e organizado metodicamente”, ressalta Rodrigo Maia, IT Manager da Fresenius Medical Care. “Com a padronização das regras fiscais, conseguimos identificar melhorias em nossos processos e ERP, aumentando significativamente a Conformidade Fiscal da Empresa”, pontua o executivo.

Entre as principais soluções implementadas na Fresenius, destacam-se o Mastersaf DW: software fiscal e tributário que foi integrado com o ERP SAP da Fresenius, de forma concomitante com o projeto de ERP. O Bloco K da EFD ICMS/IPI, uma nova obrigação fiscal dentro do Mastersaf DW que refere-se às operações de estoque e engenharia de produção.

E, por fim, foi implementado a extração e geração da ECF e do SPED Contábil. O objetivo deste trabalho foi unificar as informações de dois templates distintos de SAP. Como a Fresenius Medical Care implantou um template de SAP Global que entrou no ar em meados de 2015, as obrigações fiscais anuais como a ECF e o SPED Contábil ficaram com o período dividido em duas origens (novo SAP e SAP antigo P22). Este projeto foi orientado para extrair e unificar os dados para entrega ao Fisco Federal.

>> Panorama