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dr.consulta amplia atendimento com operação 100% na nuvem

As mudanças nas ferramentas de cloud da AWS agilizam processos, reduzem custos e garantem o crescimento rápido da rede de centros médicos, que tem a meta de atender 10 milhões de brasileiros em quatro anos

Por: Redação, ⌚ 16/10/2017 às 15h48 - Atualizado em 16/10/2017 às 15h48

Fundada em 2011, a rede dr.consulta oferece atendimento médico de forma acessível à população em mais de 40 centros médicos espalhados por São Paulo e região, com a oferta de mais de 55 especialidades médicas. Com o objetivo de oferecer atendimento médico de qualidade e de forma simplificada, a empresa apostou em uma operação totalmente baseada em ferramentas de nuvem para suportar um crescimento rápido e dinâmico da operação, que dobrou de tamanho somente nos últimos seis meses.

 

A rede dr.consulta, que ganha espaço graças aos preços atraentes, aliado à qualidade de serviço e à facilidade de agendamento com recursos digitais e mobile, oferece uma alternativa mais acessível diante da alta nos preços dos convênios médicos. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 2,7 milhões de pessoas que mantinham apólices de seguro de saúde ficaram sem o convênio entre de 2014 e 2016 em decorrência do aumento de preços.

 

Para atender a uma alta demanda desde o início, o CTO de dr.consulta, Gaston Perez, identificou que seria necessário um investimento em tecnologia na nuvem, a fim de garantir e escalar uma operação dinâmica e com altos volumes de procura. O resultado foi uma empresa 100% baseada na nuvem.

 

Alta disponibilidade

 

Segundo o executivo, o rápido crescimento se tornou realidade e foi necessário realizar mudanças na estrutura de TI, o que levou a empresa a adotar os serviços da Amazon Web Services (AWS) em novembro do ano passado. A principal transformação foi na automação, possibilitando que qualquer novo serviço e aumento de demandas fossem atendidas em tempo real. Como resultado, a disponibilidade de atendimento para pacientes passou de 97% para 99,6% em poucos meses, número que deve continuar crescendo com os serviços até atingir total disponibilidade.

 

Aliando os investimentos em tecnologia à qualidade do atendimento desde o agendamento até o momento da consulta, a companhia pretende bater a marca de 10 milhões de brasileiros atendidos em quatro anos.

 

Outra mudança no sistema de dr.consulta foi a redução de infraestrutura ao mínimo possível e sem perder o desempenho exigido. A velocidade de processamento de dados foi dobrada e o sistema possibilitou total estabilidade de performance em horários de pico no acesso, que antes apresentava redução de desempenho. Além da economia de recursos, o resultado foi um aumento significativo na capacidade de atendimento e o dobro de pacientes atendidos em apenas seis meses.

 

Crescimento estratégico

 

Desde o início do ano, o dr.consulta já tem se programado para incluir novos serviços e ferramentas da AWS para expandir a estrutura de TI, que prevê um crescimento no mesmo ritmo até o final de 2017. “Devido à proximidade com a AWS tanto no desenvolvimento de produtos como no alinhamento da estratégia de crescimento, dr.consulta consegue obter soluções personalizadas de acordo com seu plano de expansão”, completa Perez.

 

De acordo com o CTO, os próximos investimentos serão em Analytics e Data Science, de modo a prever as demandas do serviço e antecipar necessidades dos clientes. A empresa também pretende implementar serviços de Internet das Coisas (IoT), que permitirá agilizar ainda mais suas consultas e melhorar a experiência dos pacientes de qualquer lugar e a qualquer momento.

 

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