Edit Content

Menu

shutterstock_125356271_everything-possible

Dispositivo de visão artificial para deficientes permite ler e reconhecer pessoas

Dispositivo de visão artificial para deficientes permite ler e reconhecer pessoas

OrCam My Eye é um dispositivo vestível, intuitivo, com uma câmera projetada para oferecer mais independência às pessoas com deficiência visual

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, representante exclusiva da Orcam My Eye, traz ao Brasil o revolucionário dispositivo vestível de visão artificial  OrCam MyEye, que proporciona mais independência às pessoas com deficiência visual.

 

O lançamento ocorreu durante a Feira Internacional de Tecnologias Assistivas, Empregabilidade e Esportes Adaptados – REHAFAIR 2017, que aconteceu no Anhembi entre 19 a 21 de outubro de 2017. Na ocasião, a Mais Autonomia teve um Estande de Experimentação, onde as pessoas com deficiência visual puderam testar a nova tecnologia.

 

Dotado de uma câmera inteligente intuitiva montada nas armações dos óculos do usuário e conectada a um computador de bolso, o dispositivo interpreta informações visuais. Após reconhecer textos e produtos, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

 

“As pessoas com deficiência visual conseguem compreender textos de qualquer superfície e identificar objetos previamente gravados. Assim, podem executar, com mais liberdade e mais autonomia, tarefas diárias, como leitura de livros, revistas, jornais, placas de rua, nome de lojas, folhetos promocionais, destinos de ônibus, produtos na prateleira de supermercados, cardápio de restaurante, etc”, afirma Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia.

 

Além disso, o OrCam My Eye conta com uma tecnologia avançada de reconhecimento de rosto que auxilia o usuário a identificar as pessoas ao seu redor, gerando mais sociabilidade ao usuário.

 

Totalmente off-line, o dispositivo possui bateria integrada, com duração contínua de 4,5 horas e receberá atualizações gratuitas no futuro para ampliar ainda mais a interatividade. Normalmente um usuário se adapta a nova tecnologia em apenas duas semanas.

 

Mark Mannis, um dos mais renomados especialistas em oftalmologia do mundo e presidente do UC Davis Health System Eye Center, diz que o OrCam é uma inovação realmente notável. “O dispositivo traz ao paciente com deficiência visual severa um aumento incrível de independência”, comenta.

 

“O OrCam My Eye me permitiu ler pela primeira vez placas de carro e de rua, cardápio de restaurante, localizar produtos em geladeiras. Nós, pessoas com deficiência visual, almejamos sempre a autonomia dentro de casa, na rua e em estabelecimentos”, revela o jornalista Teco Barbero, um dos primeiros  a experimentar o dispositivo no Brasil.