>> Saúde

Dimed aprimora sistema de gestão e TI

Com grande demanda em prover informações de forma ágil, o grupo, com faturamento de mais de R$ 2 bilhões por ano, buscou melhoria em processos internos, que se baseavam em relatórios e documentos impressos

Por: Redação, ⌚ 22/02/2018 às 11h52 - Atualizado em 22/02/2018 às 11h52

Formado pelos negócios Panvel, Dimed e Lifar, o Grupo Dimed é um dos principais distribuidores de medicamentos do Brasil e pioneiro no país em seu segmento. Hoje, o Grupo comercializa mais de 15 mil itens, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, abastecendo, aproximadamente, 400 lojas de varejo farmacêutico. Além disso, é responsável pela produção de itens para grandes marcas no Brasil e no exterior.

 

Mesmo já aplicando outras plataformas de BI em seu ambiente de TI e gestão, a Dimed necessitava aprimorar seus processos internos, até então baseados em relatórios e documentos impressos. Dentre as atividades que mais demandavam atenção, estavam a necessidade de encontrar uma forma de prover novas soluções mais rápidas e encontrar outras bases de dados compostas, ou seja, ter mais agilidade na área de TI para subsidiar decisões baseadas em dados. Para resolver essas lacunas, o Grupo buscou na iMaps, canal de vendas da Toccato, distribuidora Qlik, uma solução eficiente que pudesse recapacitar a empresa e deixar as tarefas mais assertivas.

 

“A principal demanda do Grupo Dimed era conseguir maior velocidade para novos desenvolvimentos, relatórios e o tempo de resposta da solução. Hoje, o feedback que temos é estritamente positivo, tanto que caminhamos para a substituição da tecnologia anterior”, assegura Casemiro Rosa, Executivo de Contas Corporativas da iMaps.

 

Hoje, utilizando o QlikView, a empresa consegue obter maior agilidade nos processos de monitoramento de dados, obtendo controle do estoque e da venda de seus produtos, acompanhando os indicadores de maneira mais fácil e ágil. O QlikView é utilizado diariamente pela Dimed, que consegue controlar, a cada 15 minutos, a atualização geral de vendas online. “Com a solução, conseguimos ter maior controle sobre os dados de forma mais analítica. É possível também obter painéis mais claros e simplificados. Com essas melhorias, podemos estabelecer decisões mais rápidas e melhores resultados. A consequência é direta na competitividade, uma vez que podemos reagir mais rápido frente as movimentações de mercado, impactando, inclusive, o consumidor final”, comenta Alexandre Rodrigo Arnold, gerente de TI do Grupo Dimed.

 

Já para Leonardo Farah, CEO da empresa Toccato, a utilização da solução tem auxilio fundamental na gestão da empresa, gerando grandes tomadas de decisões e apoiando, de forma estratégica, o crescimento das companhias. “Hoje o mercado é muito dinâmico, e essa nova realidade impõe que as empresas utilizem uma plataforma de análise como Qlik, que oferece uma linha completa de soluções de ponta a ponta, do Analytics ao Big Data. Na Dimed eu estive pessoalmente presente na operação com o CIO, e pude perceber o quanto estão à frente em todos os sentidos, em especial pela necessidade de inteligência que este segmento precisa ter em seus processos”, afirma Farah.

 

Para Alexandre, a maior dificuldade na implantação da solução foi a cultura já estabelecida pela empresa e o desconforto inicial recorrente do novo. Entretanto, a fase de adaptação foi superada e hoje, colaboradores das áreas de custos, financeiro, operação do varejo, gestão de estoques e compras utilizam a solução diariamente. “Utilizamos o Qlik desde o período da manhã, quando temos os resultados de vendas do dia anterior, além da atualização online durante todo o expediente. Toda a gestão de estoque, compras também é realizada pela solução, bem como indicadores gerais do varejo. Ou seja, grande parte da operação está baseada no Qlik”, finaliza o executivo.

 

>> Panorama