>> Saúde

Cisco fecha parceria com hospital para estratégica na área de saúde digital

A Cisco do Brasil fechou parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo para a implementação de soluções digitais para a área da saúde

Por: Redação, ⌚ 24/04/2020 às 17h26 - Atualizado em 24/04/2020 às 17h30

A Cisco do Brasil assinou acordo de colaboração estratégica com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado em São Paulo, visando a implementação de soluções digitais para a área da saúde. O acordo foi assinado em uma videoconferência, seguindo os protocolos de distanciamento social recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

 

O principal destaque da parceria é a criação da Sala Cisco, uma área dentro do Centro de Inovação e Educação em Saúde do Hospital, localizado na Av. Paulista, importante polo econômico do país. A sala funcionará como um hub de pesquisa e criação de soluções para o setor de saúde com o uso de ferramentas Cisco e do seu ecossistema de parceiros. Atualmente já estão em execução cases de tecnologia Cisco (Webex, Webex Board e uso do dispositivo DX80) para demandas que vão desde a colaboração em sala multidisciplinar com profissionais remotos até o atendimento de pacientes via telemedicina.

 

A parceria contempla ainda a implementação de soluções integradas em telemedicina, unindo tecnologias Cisco e do Hospital com o objetivo de facilitar o atendimento remoto à população, uma ferramenta essencial durante a pandemia de Covid-19, garantindo a segurança de pacientes e equipes médicas e assistenciais.

 

“Parcerias como essa são importantes para estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa em saúde que possam unir inovação tecnológica, segurança e qualidade em prol do benefício à saúde da população. No momento em que o mundo vive uma pandemia de Covid-19 essa união de expertise será de grande valia para o enfrentamento da doença”, afirma o Dr. Gustavo Prado, gerente de Inovação e Educação Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

A acordo também inclui um curso de Cibersegurança voltado para soluções digitais na área da saúde, que será desenvolvido de forma conjunta entre a Cisco e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Por fim, a Cisco está atuando como um braço consultivo do Hospital para orientar em todas as melhores práticas estabelecidas pela Health and Information Management Systems Society (HIMMS), por meio de uma criteriosa análise da infraestrutura tecnológica do hospital, de acordo com as exigências do INFRAM (framework criado pela HIMMS).

 

“Por meio de parcerias com instituições de prestígio na área de saúde como o Hospital, queremos desenvolver boas práticas e recomendações para a própria Instituição, mas também compartilhar conhecimento para todo o setor sobre como as tecnologias digitais integradas aos processos de atendimento podem contribuir com a melhoria contínua da experiência do paciente, tanto presencialmente como em ambiente virtual”, destaca Ricardo Santos, gerente de desenvolvimento de negócios de Saúde da Cisco América Latina.

>> Panorama