>> Saúde

Accenture apresenta bots de IA para cuidados com pacientes

Assistentes virtuais oferecem experiência personalizada, como lembretes de medicamentos e agendamento de consultas; operadores de saúde ganham com maior engajamento e coordenação das equipes de cuidados

Por: Redação, ⌚ 27/11/2018 às 16h45 - Atualizado em 27/11/2018 às 16h45

A Accenture aperfeiçoou sua Accenture Intelligent Patient Platform com a chegada de Ella e Ethan, dois bots de assistência virtual interativos que usam inteligência artificial (IA) para aprendizado contínuo e para fazer recomendações inteligentes nas interações entre empresas da indústria farmacêutica, pacientes, operadores de saúde (HCPs, sigla do inglês health care providers) e cuidadores. Desenvolvidos para ajudar a melhorar a saúde e a experiência dos pacientes, os bots são parte da Salesforce Fullforce Solutions da Accenture, alimentadas pela Salesforce Health Cloud e Einstein AI, bem como pela Alexa, da Amazon.

 

Os bots Ella e Ethan são parte da solução Patient Engagement Support da Accenture Intelligent Patient Platform, uma solução de saúde digital que apoia os pacientes ao longo de suas experiências de cuidados com a saúde, desde a participação em exames clínicos até a gestão de tratamentos de longo prazo, e bem-estar. Os bots foram desenvolvidos para oferecer uma experiência do paciente mais personalizada, além de um suporte melhor às suas necessidades.

 

– Ella é uma assistente de cuidados virtuais para pacientes que envia lembretes sobre medicamentos, acompanha seus sinais vitais e faz o agendamento de consultas. De posse dessas informações, empresas farmacêuticas conseguem oferecer aos pacientes uma forma personalizada e interativa de gestão de saúde e trabalhar em conjunto com os membros da equipe de cuidados.

 

– Ethan é um assistente de serviços voltado a operadores de saúde que faz com que as empresas farmacêuticas ajudem os HCPs no engajamento com pacientes, monitoramento das atividades de saúde e na coordenação com outros membros da equipe de cuidados de serviços críticos de forma mais holística. Isso inclui a oferta proativa de recomendações de conteúdo e serviço para profissionais de cuidados com a saúde com o objetivo de apoiar o tratamento e engajamento dos pacientes.

 

Bots de assistência virtual aperfeiçoam a Accenture Intelligent Patient Platform. O bot Ella, apresentado aqui, é um assistente de cuidados virtual para pacientes que envia lembretes sobre medicamentos, acompanha seus sinais vitais e faz o agendamento de consultas, entre outras ações. Ella oferece aos pacientes uma forma interativa de gestão de saúde e engajamento com os membros da equipe de cuidados.

 

“Na era da experiencia, e com a inclusão dessas novas capacidades, a Intelligent Patient Platform da Accenture segue expandindo o valor do uso de tecnologias de AI e analytics, combinados na plataforma, para apoiar as empresas farmacêuticas a estreitar o vínculo com o paciente e a entregar melhores resultados clínicos”, afirma Matias Levin, diretor executivo da Accenture e líder da indústria de Life Sciences na América Latina.

 

Além de apresentação dos dois bots, novas capacidades de IA e de processo foram adicionadas na solução Patient Engagement para melhorar a experiência dos usuários, incluindo:

 

– Onboarding Contact Center – oferece experiências inteligentes guiadas sobre as etapas recomendadas para que os pacientes tenham acesso à terapia com mais rapidez e facilidade.

 

– Adherence & Care Management Contact Center – aqui, a IA recomenda ações necessárias para manter os pacientes em seu protocolo de tratamento por meio de uma experiência mais personalizada e coordenada.

 

– Provider Portal & Mobile App – oferece aos médicos as melhores informações sobre os pacientes e orientações inteligentes baseadas em fatos sobre o conteúdo e os serviços disponíveis para as necessidades individuais de cada paciente.

 

>> Panorama