Inscreva-se!

Decision Report - Página inicial

   
| Assinaturas  |  Publicidade  |  Newsletter  |
|  Contato |   Busca: 
 |
Panorama Finanças Governo Saúde Serviços Indústria Varejo
Mercado
Pesquisa
Fusões
Cases
Carreira
Segurança
Comentário
Risk Report
Executive Report


SECURITY LEADERS

PROOF




Você está em: Home - Especial TI na Black Friday -

Dados valiosos para o varejo

Léia Machado     25/11/2016

A relação da Tecnologia da Informação com a Black Friday está cada vez mais próxima, uma vez que os sistemas e recursos entregam ao varejista mais agilidade e otimização nos processos, gestão, eficiência operacional e monitoramentos comportamentais dos clientes. Por ser um período de alta complexidade para o varejo, a TI tem capacidade de entregar uma visão 360° do negócio, além de integração dos dados de diversos canais de venda.

Na visão de Francisco Casella, líder de MDM na América Latina da Informatica, um ponto importante de presença da TI no varejo é a coleta de dados relevantes sobre o consumidor. Assim, é mais fácil tomar decisões corretas acerca dos clientes, aperfeiçoar as ofertas de vendas cruzadas e aumentar o ticket de vendas, promoções e serviços.

“Cada cliente quer ser visto como único no seu relacionamento com o fornecedor. No ato da interação com a marca em qualquer canal de atendimento, ele espera que os demais canais capturem esta interação e que ela seja incorporada em seus sistemas. Assim, quando o consumidor acessar novamente qualquer canal deste fornecedor, todos conheçam o relacionamento já efetuado e possam proporcionar uma melhor experiência de compra”, explica o executivo.

Ruy Alves, executivo de Serviços do UOLDIVEO, concorda com Casella e chama atenção para a importância de contar com ferramentas de monitoramento dos recursos computacionais (banco de dados, servidores, banda de internet, entre outros pontos), pessoas, insumos necessários e os produtos que estão à venda.

“O dashboard permite acompanhar, em tempo real, seja na infraestrutura ou no negócio, o monitoramento de dados como as tendências de consumo, efetivação de compra, tempo que cada visitante (e potencial comprador) navega no site e, por fim, o tempo médio para a transação da compra”, explica o executivo. O objetivo aqui, continua ele, é garantir a efetividade dos sistemas e da infraestrutura de contingência para que o varejo não corra nenhum risco durante o evento. “Não podemos causar impacto negativo para o consumidor”, alerta.

Para ele, a TI exerce um papel preponderante na Black Friday a fim de garantir a disponibilidade dos ambientes dos sistemas e a efetividade das vendas. “A partir do monitoramento, é possível perceber quais produtos registram a maior tendência de consumo e assim, por uma decisão estratégica de vendas, ampliar o seu destaque no site. Esse é um resultado em conjunto e alinhado entre a TI e a área de negócios do cliente”, aponta.

Experiência de compra

E como o varejo vive hoje um momento que exige inovação no atendimento ao cliente, como a TI pode ajudar na entrega da melhor experiência de compra? Na visão dos especialistas, disponibilidade do site, agilidade, efetividade nas compras e o cumprimento dos prazos de entrega são primordiais para encantar o cliente.

“Esse conjunto garante não apenas o seu retorno, como também que o consumidor compartilhe a sua vivência para o seu círculo de relacionamento. Nesse processo, a TI é a parte que marca presença em todo o ciclo de funcionamento, gerenciamento e satisfação do consumidor”, completa Ruy Alves.

“Conhecer as necessidades e comportamento do consumidor é essencial para o êxito de qualquer negócio e um fator de vantagem competitiva, já que isso permite tomar decisões informadas permitindo ter um diferencial com relação à concorrência. Isso ajuda no processo de fidelização do cliente e na geração de receita e a TI pode ajudar com iniciativas de integração de dados, com capacidade de gerar valor e inteligência de mercado”, conclui Francisco Casella.

Enviar por e-mail   |   Imprimir texto

Mercado - 24/03/2017
Compra da Mobileye pela Intel impulsiona investimentos

Mercado - 24/03/2017
Ativas inicia nova fase de expansão

Mercado - 24/03/2017
Software AG firma parceria com Google Cloud

Mercado - 23/03/2017
O papel do monitoramento na estratégia de Cloud

Mercado - 23/03/2017
Máxima Sistemas investe em automação de vendas

Mercado - 23/03/2017
VMware incentiva digitalização das empresas

Mercado - 23/03/2017
TOTVS Consulting aposta em apps móveis corporativos

Mercado - 23/03/2017
SONDA cria nova diretoria em Vendas

Mercado - 22/03/2017
CPqD implanta rede móvel em usina do Grupo São Martinho

Mercado - 22/03/2017
Resource anuncia novo diretor regional para o Nordeste



Os CEOs e a inovação
*Por Orlando Cintra

Orlando Cintra, da SAP Brasil, fala como a transformação digital é um tema de interesse, investimento e grande preocupação dos executivos. Quem, de fato, faz a ideia disruptiva acontecer dentro da organização?


Copyright © 2015 Decision Report       Todos os direitos reservados.       É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.